CNAE errada pode causar dores de cabeça para sua empresa

CNAE errada pode causar dores de cabeça para sua empresa

Enquadramento indevido pode gerar transtornos como problemas com a tributação e impedir a participação em processos de licitação

O Brasil possui, hoje, cerca de 19 milhões de empresas ativas, segundo dados do Empresômetro, empresa brasileira especialista em inteligência de mercado. Para que cada empresa exista na prática, é necessário que ela esteja enquadrada na chamada Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.

“Toda empresa deve pertencer a uma CNAE de acordo com a sua área de atuação. É uma forma de padronizar os códigos de atividades econômicas em todo o país, e serve também para definir em qual regime tributário a empresa se enquadrará”, explica o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Mas, nesse vasto universo de mais de 19 milhões de empresas em atividade e devidamente formalizadas, nem todas elas estão inseridas corretamente na CNAE a qual pertencem. Esse erro, considerado comum, pode trazer consequências e dor de cabeça.

De acordo com o presidente executivo do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike, a empresa que estiver enquadrada incorretamente, além de pagar impostos de forma errada, poderá sofrer a bitributação e ter mais obrigações acessórias a entregar.

“Não há multa prevista, mas a empresa pode ficar fora do regime Simples se a CNAE que ela escolheu não permitir a inscrição nesse regime fiscal”, afirma Olenike. Um exemplo são as empresas do Simples Nacional, que eventualmente podem estar enquadradas no MEI – Microempreendedor Individual. Nesses casos, o empresário deve providenciar a alteração da CNAE e solicitar novo enquadramento, através de outro pedido de inclusão.

Universo empresarial

Dentre as empresas em atividade no Brasil, devidamente formalizadas, a maior fatia pertence ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com cerca de 1 milhão de empresas, em seguida, o setor de cabeleireiros, com 758.359 unidades. O comércio de produtos alimentícios ocupa a terceira posição, com 494.807 unidades país afora, lanchonetes são mais de 451 mil e as obras em alvenaria são 435.923. “No entanto, grande parte dessas empresas não está devidamente enquadrada. Uma empresa pode ter mais de um código de atividade, inclusive de setores da economia diferentes, por exemplo, pode vender uma mercadoria e prestar um determinado serviço”, esclarece Amaral.

Apesar de poder escolher várias atividades, uma delas deve ser a principal, ou seja, a mais representativa, as outras serão secundárias.

O X da questão

Ao enquadrar-se em uma atividade, a empresa precisa estar ciente das suas obrigações legais e tributárias, que vão além da emissão de notas fiscais e pagamento de impostos.

“Tanto o prestador quanto o tomador de serviço devem estar atentos às suas obrigações. Um dos exemplos disso é a emissão da nota fiscal, pois nela deverá constar o serviço ofertado, e para isso, é fundamental que a empresa esteja corretamente enquadrada. Muitas vezes, o empresário só se dá conta de que sua empresa está indevidamente enquadrada quando vai prestar um serviço, participar de uma concorrência ou emitir nota fiscal”, diz Amaral.

Outro ponto destacado pelo especialista do IBPT se refere a participação em processos de licitação. “Se a empresa não estiver devidamente enquadrada, ela não poderá participar de processos de concorrência e licitação. Por isso, é necessário observar os editais e conferir junto à Associação Comercial ou Junta Comercial do seu estado e município se a sua empresa, além de atender aos requisitos solicitados, está devidamente registrada e em dia com as suas obrigações tributárias. Isso também pode causar implicações na emissão de licenças e alvarás”, diz Olenike.

Para resolver a situação de uma empresa enquadrada em uma CNAE diferente daquela a qual pertence, o empresário deve fazer uma alteração no registro da empresa na Secretaria da Receita Federal e na Junta Comercial ou cartório, caso esse código conte no documento de constituição, sendo contrato social ou estatuto.

“É um processo simples, que recomendamos não deixar para depois, pois pode trazer dor de cabeça e sérias consequências”, conclui Olenike.

Add a comment

Aberta a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda

Aberta a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda

Evento que valoriza a culinária litorânea e alavanca o potencial turístico da região envolve as cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema

Com o objetivo de desenvolver e valorizar a gastronomia das cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema, acontece até o dia 15 de novembro a Temporada Gastronômica Costa Esmeralda, evento idealizado para valorizar a gastronomia local e estimular o potencial turístico da região.

Com a participação de cerca de 40 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, cafeterias e confeitarias, a expectativa é de receber 50 mil visitantes neste período, segundo os organizadores. A Temporada Gastronômica Costa Esmeralda é uma ação do SEBRAE em parceria com o Costa Esmeralda Convention e Visitors Bureau e as prefeituras das cidades participantes.

A culinária do litoral, porta de entrada dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos, é baseada em frutos do mar, prato cheio para quem aprecia ostras, mariscos, peixes, camarões e toda a diversidade de pratos que fazem sucesso no verão catarinense.

Onde se hospedar?

Para quem pensa em visitar a cidade, a Mattos Investimentos conta com um serviço diferenciado: imóveis de locação com as regalias de um hotel cinco estrelas. Única empresa imobiliária com serviço de hotelaria na cidade de Bombinhas, a Mattos Investimentos conta com um leque de imóveis de alto padrão para locação. São apartamentos finamente mobiliados e decorados, localizados em condomínios totalmente equipados – com piscina, academia, estacionamento, área gourmet – e ainda sistema de vigilância 24 horas. Todos os empreendimentos estão em áreas centrais, com localização e acesso facilitado às praias, comércios e demais atrações da cidade.

A Mattos Investimentos entrega as camas prontas, como em hotéis, e ainda disponibiliza uma linha própria de amenities, além de uma série de serviços exclusivos que os hóspedes podem contratar previamente ou durante a sua estadia. E para quem viaja em companhia do seu pet, a empresa também oferece camas para os animais de estimação, tudo isso por valores de estadias bastante atrativas, se comparadas aos melhores hotéis da região.

Serviço:

Mattos Investimentos

https://www.mattosinvestimentos.com

https://www.facebook.com/mattosinvestimentos

@mattosinvestimentos

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Central de atendimento: (47) 3366-8151

Add a comment

Shishindo Spa do Bourbon Curitiba Convention Hotel tem promoção especial para o Outubro Rosa

Shishindo Spa do Bourbon Curitiba Convention Hotel tem promoção especial para o Outubro Rosa

No mês de outubro as mulheres ganham 10% de desconto em todas as terapias faciais

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, não melanoma, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano. Em 2018 foram registrados quase 60 mil novos casos da doença no país, por isso a campanha do Outubro Rosa propõe a conscientização sobre a importância do autoexame, fundamental para o diagnóstico precoce da doença.

Com foco no bem-estar e saúde das mulheres, o Shishindo Spa, localizado no Bourbon Curitiba Hotel, traz como filosofia a abordagem Espírito-Mente-Corpo em todas as suas atividades. Uma verdadeira experiência com foco na beleza e bem-estar. E em homenagem ao Outubro Rosa, o espaço oferece 10% de desconto para todas as mulheres em qualquer uma das terapia faciais, durante todo o mês de outubro.

Terapias Faciais

Massagem Craniana (20 minutos), massagem facial relaxante (30 minutos), drenagem facial com argiloterapia (45 minutos) e revitalização facial (45 minutos).

Terapias Corporais

Quick Massage (20 minutos), Escalda Pés + Hidratação (20 minutos), Banho de imersão (20 minutos), Back Massage (30 minutos), Massagem Podal + Hidratação (30 minutos), Escalda Pés + Massagem Podal (30 minutos), Esfoliação Corporal + Hidratação (45 minutos), Reflexologia Podal + Hidratação (45 minutos), Massagem Modeladora (45 minutos), Massagem Desportiva (45 minutos), Massagem Relaxate (60 minutos), Drenagem Linfática (60 minutos), Massagem Terapêutica (60 minutos), Shiatsu (60 minutos), Massagem Relaxante com Pedras Quentes (60 minutos).

Sobre o Shishindo Spa

Com 15 anos no mercado de Spas, o Shishindo oferece excelência em serviços de primeira qualidade e possui método terapêutico próprio, rituais exclusivos e uma equipe que faz toda a diferença. As terapias se dividem em faciais, corporais e day spa (pacotes que combinam diversas terapias para um dia inteiro de puro relaxamento).

Consulte as opções e agende seu horário no site: http://www.bourbon.com.br/

Bourbon Curitiba Convention Hotel

O Bourbon Curitiba Convention Hotel está localizado no centro de Curitiba com acesso facilitado a diferentes empresas e negócios locais, bem como, aos principais pontos turísticos da cidade, a apenas 22km do aeroporto. Premiado pela 16ª vez consecutiva com o Top of Mind, o Restaurante Tom oferece a “Melhor Feijoada de Curitiba” segundo as revistas Veja, Gula e Bom Gourmet da Gazeta do Povo.

São 170 apartamentos e suítes confortáveis, incluindo quartos conjugados e hipoalergênicos. A Ala Premier é um espaço reservado, ideal para quem procura atendimento diferenciado, além de serviços personalizados.

Confira todas as opções de destinos Bourbon: http://www.bourbon.com.br/

Acompanhe o Bourbon Curitiba Convention Hotel nas mídias sociais

Facebook: bourboncuritiba

Instagram: @bourboncuritiba

Youtube: bourboncuritiba

Add a comment

CURADORIA discute moda, arte e design no ParkShoppingBarigui

CURADORIA discute moda, arte e design no ParkShoppingBarigui

Evento é parceria entre o shopping, Centro Europeu e marca autoral curitibana NovoLouvre

A marca contemporânea NovoLouvre, em parceria com o Centro Europeu e o ParkShoppingBarigui, apresenta entre os dias 14 e 17 de outubro a primeira edição do evento de moda, arte e design CURADORIA. Exposição de arte urbana, workshops, filme fashion e reflexões sobre temáticas contemporâneas vão tomar o mall do shopping numa programação totalmente gratuita.

Será montada na Praça de eventos do piso térreo do shopping a exposição “Palimpsesto - Vantees e NovoLouvre” que apresenta o trabalho do fotógrafo e artista urbano Estevan Reder com os lambe-lambe, pedra fundamental da coleção Primavera-Verão 2020 da marca curitibana. Estruturas de andaimes serão suportes para as roupas da marca curitibana numa nova proposta de apresentação. A mostra dividirá espaço com palestras e talks que apresentarão conteúdos sobre a relação, intersecção e justaposição entre arte, moda, design e internet envolvendo profissionais atuantes e referência em seus segmentos.

Ao aproximar a produção de moda, arte e design local de um público mais amplo, CURADORIA coloca em perspectiva temas atuais como autoria, produção glocal (local-global), criatividade e comunicação na era da internet. Tudo isso no ambiente efervescente do mall, que coloca o ParkShoppingBarigui em consonância com as práticas mais inovadoras relacionadas às experiências em ambientes de shopping centers. “Quisemos ampliar essas discussões para um formato mais democrático e interativo. É chegar e participar. E certamente quem passar pelo evento vai sair com algum conhecimento adquirido”, afirma Mariah Salomão, idealizadora do evento e diretora-criativa do NovoLouvre.

Programação

14/10

19 horas – “Cinema como interface de moda e arte – liberdade criativa”, com Rodrigo Almeida Leite (roteirista e diretor), Mariah Salomão Viana (diretora-criativa NovoLouvre), Deborah Spanhol (fotógrafa, por Skype) e Bruno Czarnobay Tubino (compositor).

20h30 – “Novos designers – o primeiro passo”, com Ana Penso (designer e coordenadora do Centro Europeu), Nayara Costa (NC), Marlon Lee (Choy) e Rafael Perry (LABmoda)

15/10

19 horas – “Curadoria de museu X Curadoria de design”, com Juliana Vosnika (MON) e Ticiana Martinez (ÔDA e Coletiza)

20h30 – “Digital Influencer – qual o futuro”, com os influencers Leo Tramontin, Ale Tonelli e Fabbi Cunha

16/10

19 horas – “Segurança urbana e gênero – cidade para quem?”, com as arquitetas Ana Flavia Bassani, Laís Leão, Julia Abad, Maria Luisa Nascimento, Mayara Vieira e Leah Levac

20h30 – “Marketing de experiência – novas linguagens do mercado de consumo”, com Do We e convidados

17/10

19 horas – Masterclass de Fotografia com Eika NY

20h30 – “Quem você é nas redes sociais? – O Instagram vai morrer?”, com Mariana Smolka (Curitibacool) e Dani Brito (jornalista de moda)

CURADORIA

Programação em www.novolouvre.com.br/curadoria

De 14 a 17 de outubro

Praça de eventos – piso térreo – ParkShoppingBarigui

Participação gratuita

Add a comment

Gestão & Cia é tema de Ciclo de Palestras em todo o País

Gestão & Cia é tema de Ciclo de Palestras em todo o País

Entre os assuntos abordados estão o planejamento pessoal para o crescimento profissional, experiência do cliente, foco no desenvolvimento

Curitiba, Florianópolis, Ponta Grossa, Joinville, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Salvador, Recife, Ipatinga e Belo Horizonte são algumas das cidades que já receberam a palestra “Gestão & Cia”. Ministrada por Geniomar Pereira, diretor Comercial da Rede Lojacorr, o evento vem recebendo grande apoio do mercado de seguros e das entidades como Sincor, Sindseg, Clube dos Corretores e também de companhias seguradoras como Bradesco, SulAmérica e Mapfre.

Entre os assuntos abordados estão o planejamento pessoal para o crescimento profissional, experiência do cliente, foco no desenvolvimento, nicho de mercado, rumos do mercado segurador, produção, produtividade, prospecção, proteção, performance, capacitação e análise de resultados.

Com uma proposta diferenciada do tema do ano anterior, o palestrante traz aos participantes uma visão diferenciada sobre gestão, como suas formas e possibilidades. “Elaboramos essa palestra com muito carinho, para trazer dicas preciosas aos profissionais de todo o mercado de seguros, vindas através de uma forma estruturada de gestão, baseada em metodologias que permitem um desenvolvimento tanto no âmbito profissional, quanto pessoal”, afirma o diretor.

Até o final do ano mais 10 cidades (São Paulo, Campinas, Uberlândia, Vitória, São Luís, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Natal e João Pessoa) receberão a palestra.

Palestrante

Geniomar Pereira é um Executivo Comercial, com 35 anos de experiência no mercado de seguros, sendo os últimos 15 em cargo de diretoria. Atuou nos maiores grupos financeiros do País. Formado em Ciências Administrativas e Contábeis, com três especializações em Gestão Empresarial (Finanças, Marketing e Negócios), realizadas em renomadas instituições de ensino (FGV, UFMG e UFJF). Lecionou na Escola Nacional de Seguros e ministrou cursos de gestão nas Fundações: Getúlio Vargas e Dom Cabral. Especialista em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Equipes e Relacionamento com Parceiros de Negócios com Foco no Resultado.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos