1001 Noites completa 20 anos como “boutique familiar” na tevê e na internet
Em duas décadas de atuação, a empresa de Curitiba, genuinamente familiar, construiu uma marca confiável, acessível e pioneira que oferece peças exclusivas por meio do canal de televendas e mais recentemente pela internet
O livro que reúne as histórias mais deslumbrantes do mundo árabe inspira o nome 1001 Noites, empresa curitibana que estreou o modelo de venda de tapetes persas, quadros e joias na tevê brasileira, em 1995. Nesses 20 anos, a trajetória da companhia se confunde com o desenvolvimento da era digital no país. Tanto que, atualmente, 1001 Noites não é apenas um programa de tevê, mas uma plataforma na qual está integrado um site de e-commerce, inaugurado em 2013, e um blog de tendências com uma forte presença on-line.
Presente nos canais da tevê por assinatura, o 1001 Noites leva diariamente das 15 horas às 04 horas um desfile de preciosidades ao vivo por meio da narração de um time de apresentadores bastante conhecidos pelos espectadores. O programa também é transmitido em tempo real pela internet podendo ser acessado pelos aplicativos móveis, computadores e smart tv’s.
No programa, um dos grandes diferenciais em relação a uma loja convencional é o laço criado pelo atendimento personalizado. Os clientes são tratados e conhecidos pelo primeiro nome. Os apresentadores sabem de suas preferências por pedras, metais e tamanhos, já que muitos são compradores assíduos que preferem adquirir suas joias na segurança e conforto do lar.
O programa é transmitido pelos canais Prime Box Brazil, NET Canal 156 e Play TV. O programa tem passado por modificações que confirmam o DNA de pioneiro do 1001 Noites incluindo conteúdos inéditos, produzidos nos estúdios da empresa nas Mercês, em Curitiba. “Atualmente, junto ao roteiro de vendas do canal, temos colocado no ar conteúdos como o Minuto do Conhecimento que oferece algo mais ao espectador, um pouco de entretenimento e cultura para os momentos em que a pessoa está a frente da tela”, conta Paulo Cesar Calluf, diretor da empresa e filho do fundador Nure Calluf.
Curiosidades
Pioneiros estão sempre sujeitos a serem copiados e, no caso de 1001 Noites, o ineditismo da proposta chamou a atenção da mídia desde o início. Tanto que novelas e até programas humorísticos usaram a televendas como argumentos para quadros.
A atual novela das 21 horas da Rede Globo, A Regra do Jogo, gravou recentemente tomadas com apresentadores do canal 1001 Noites para um dos núcleos da trama. As cenas ainda são inéditas.
Uma história de mil e uma noites
A história da empresa 1001 Noites remonta a década de 70 quando o patriarca da família Calluf, NureCalluf, resolveu assumir o negócio iniciado por sua mãe Rachel Tacla Calluf de venda de tapetes persas, joias e relógios. De origem síria, Nure tinha um faro apurado para as novas oportunidades e uma visão privilegiada dos negócios.
Em 1985 inaugurou a Galeria de Arte Mercado Persa, na Avenida Manoel Ribas, tornando-se importador e distribuidor de tapetes vindos diretamente da L.Kelaty, de Londres, que fornecia tapetes iranianos, turcos, caucasianos, indianos, paquistaneses, russos e romenos, entre outras origens.
Nure viajava a Londres com a família uma vez por ano para escolher pessoalmente os tapetes. Em uma destas viagens conheceu a Sotheby’s – uma das mais renomadas casas de leilões do mundo. Os leilões presenciais de objetos de decoração chamaram a atenção do empresário, que trouxe a idéia ao Brasil, aplicando-a aos produtos que comercializava.
Entre 1986 e 1994 a Galeria Mercado Persa se especializou em leilões presenciais – diversas equipes viajavam por todo o Brasil realizando prestigiados e aguardados leilões de objetos de arte e decoração. Em 1994 a empresa chegou a fazer mais de 400 leilões e em 1995 a Galeria foi considerada a maior importadora de tapetes persas do Brasil.
Em 1995 surgiu a oportunidade que Nure esperava. Uma produtora ofereceu a possibilidade de se produzir programas ao vivo de televendas transmitidos através de antenas parabólicas. Iniciaram-se assim as transmissões dos leilões sob a marca Mercado Persa.
Nesta época, as operadoras de TV paga (TV por assinatura) estavam entrando no Brasil e,como o sinal gerado pela produtora não era criptografado, todas as operadoras inseriram os leilões do Mercado Persa gratuitamente nos pacotes de seus assinantes – o que aumentou consideravelmente as vendas.
O câmbio favorável do Plano Real – que fixou o dólar a R$ 0,85 – também favoreceu o crescimento da empresa, aumentando ainda mais a base de clientes do canal.
Com os programas de televendas, o faturamento cresceu exponencialmente. Ao invés de viajar com diferentes equipes de vendas por todo o país, juntava-se toda a mercadoria com um único apresentador e poucas atendentes dentro de um estúdio e atingia-se milhares de assinantes, consumidores em potencial.
O ano 2000 marcou a entrada dos leilões na TV aberta com a compra de horário no canal CNT, com transmissão para todo o território nacional. Já com o nome 1001 Noites, o programa diário tinha 5 horas de duração – das 22horas às 03 horas.
Como o horário da televisão era muito mais caro, experimentou-se a venda de joias em ouro 18K e relógios semi-novos de renomadas marcas suíças. Outra tacada acertada as vendas dispararam e, o resultado foi um novo crescimento.
Nure imprimiu um ritmo moderno à empresa, profissionalizando a equipe e contratando consultoria para chancelar o modelo de negócio.
Em outubro de 2010, a empresa arrendou um canal 24horas, na operadora de TV Paga SKY, na época com 1,8 milhão de assinantes, intitulado Canal 1001 Noites. As transmissões se iniciaram em novembro de 2010 e duraram até dezembro de 2011, por um rompimento de contrato motivado pela SKY.
Em maio de 2012, Nure Calluf faleceu aos72 anos, em decorrência de um câncer de próstata, deixando a empresa nas mãos da esposa e dos dois filhos, Paulo e Cláudio.
A nova direção restituiu a saúde financeira, resgatando o princípio inquieto de Nure Calluf. 2014 foi um ano de renovação e quebra de paradigmas para a 1001 Noites. Foram desenvolvidos e criados aplicativos para smartphones e Tablets, através do qual se pode assistir aos programas de televendas, acessar o site de comércio eletrônico da 1001 Noites, assistir a vídeo aulas sobre pintura e arte e entrar em contato com a 1001 Noites via e-mail ou telefone. Também entrou no ar um novo site com tecnologia mais moderna e própria para e-commerce.
Paralelamente, foi criado um modelo de venda direta (porta-a-porta) através do qual colaboradores atendem clientes de forma exclusiva e personalizada, levando até suas casas produtos previamente selecionados, oferecendo uma comodidade ainda maior para os clientes e ampliando mais a experiência de compra 1001 Noites.
A identidade visual também ganhou novo ares, mais moderno e sofisticado, o que impactou inclusive na personalidade do programa. A empresa está presente nas redes sociais por meio de ações no Facebook e Instagram, bem como no blog próprio Luxos e Brilhos – para divulgação de tendências, novidades e lançamentos oferecidos pela 1001 Noites.