Estudante do UniCuritiba é finalista em prêmio nacional de habitação

Estudante do UniCuritiba é finalista em prêmio nacional de habitação

Estudante do UniCuritiba é finalista em prêmio nacional de habitação

Projeto amparado no direito à moradia digna prevê realocação de famílias que vivem em área de risco no município de Almirante Tamandaré

O direito à moradia, assegurado pela Constituição Federal, é o fio condutor do projeto "Renascendo para o Futuro", desenvolvido pelo estudante do curso de Direito do UniCuritiba, José Almir da Luz Júnior, para a Prefeitura de Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba.

Finalista do Prêmio 21 de Agosto em duas categorias - Projeto Habitacional e Destaque Nacional -, a iniciativa propõe a realocação de famílias que vivem em área de risco no bairro Grande Cachoeira. A nova área permite a construção de moradias para 257 famílias e a instalação de uma cooperativa de reciclagem.

De acordo com o estudante, o projeto está orçado em R$ 6,6 milhões e já foi submetido à plataforma Transferegov – ferramenta para gestão dos recursos da União repassados por meio de convênios, contratos e transferências especiais de fundos. “Além de moradia digna, o projeto prevê o direto à renda e dignidade, por isso contempla a construção de uma cooperativa, tendo em vista que muitas famílias vivem da coleta e reciclagem”, diz o jovem.

A categoria Projeto Habitacional avalia projetos independentemente da fase de execução e o Destaque Nacional premia a melhor proposta entre todas as categorias do Prêmio 21 de Agosto 2024. O anúncio dos vencedores será entre os dias 26 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, durante o maior congresso habitacional do país promovido pelo Instituto Habita com participação da ONU Habita.

O Prêmio 21 de Agosto tem como objetivo destacar soluções habitacionais em áreas urbanas ou rurais, projetos de urbanismo sustentável, ações que respeitem as diretrizes urbanísticas e a legislação vigente, soluções que promovam conforto e qualidade de vida, regularização fundiária urbana e iniciativas que envolvam a temática de habitação de interesse social.

Para José Almir, que atualmente cursa o nono período de Direito no UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – a classificação do projeto em duas categorias é uma honra. “Ter o meu primeiro projeto concorrendo em um evento desse porte traz uma sensação indescritível. A simples oportunidade de participar da premiação mostra que estamos no caminho certo.”

Técnico Administrativo na Prefeitura de Almirante Tamandaré, José Almir abraçou o desafio proposto pela Secretaria Municipal de Habitação em novembro de 2023. “Fizemos o projeto nos moldes do PAC 2 porque precisamos desses recursos para o desenvolvimento da cidade. Por conta do Aquífero Karst (principal fonte de recurso hídrico da região), temos limitações com algumas atividades industriais e econômicas”, explica o estudante, que aproveitou seus conhecimentos sobre legislação para elaborar o projeto.

Segundo José Almir, o marco para a regularização fundiária no Brasil é a lei 13.465/2017, que institui a Reurb e trata da questão fundiária de maneira mais aprofundada. “Através da Reurb é possível regularizar loteamentos clandestinos e informais com mais celeridade e menos burocracia. Antes de 2017, poucos artigos de lei tratavam da questão fundiária e tínhamos, basicamente, o Estatuto das Cidades e a Lei do Parcelamento do Solo”, explica o estudante do UniCuritiba.

O projeto "Renascendo para o Futuro" é também um marco para Almirante Tamandaré – município com cerca de 120 mil habitantes, IDH 0,7 e que, de acordo com o estudante, precisa se preparar para os desafios urbanísticos do crescimento populacional. “Este é o primeiro projeto deste tipo no município. Começamos pela matrícula dos terrenos que poderiam sediar o loteamento, delimitamos a área e fundamentamos toda a parte jurídica, acrescentando ao projeto um estudo técnico e a planta das obras para, só então, submeter ao governo federal.”

O conhecimento em Ciências Jurídicas ajudou em todo esse processo. “Escolhi o curso de Direito por gostar das áreas de Direito Internacional Humanitário, Direito Administrativo, Direito Urbanístico e Direito do Mar. Meu plano é concluir a graduação e começar o mestrado em uma dessas áreas”, conta. A docência é outra meta do jovem, que não esconde seu interesse em atuar também no setor público, em áreas de gestão, governança e políticas públicas.

A coordenadora do curso de Direito do UniCuritiba, Alessandra Matos, diz que José Almir é um exemplo do protagonismo estudantil incentivado e valorizado pela instituição. “Quando o estudante assume as rédeas da sua jornada, coloca o conhecimento em prática antes mesmo da formatura, tem clareza sobre a carreira e faz planos para o futuro, o resultado é esse: reconhecimento e grandes oportunidades para se destacar em sua área”, diz a professora, na torcida pelo Prêmio 21 de Agosto.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment
Vai comprar na Black Friday? Especialistas dão dicas para evitar ciladas

Vai comprar na Black Friday? Especialistas dão dicas para evitar ciladas

Vai comprar na Black Friday? Especialistas dão dicas para evitar ciladas

Professores do UniCuritiba falam sobre os direitos do consumidor e a importância do planejamento financeiro e da compra consciente

A Black Friday 2024 está marcada para o dia 29 de novembro, mas os varejistas já começaram a anunciar descontos “tentadores”. A segunda principal data comercial do Brasil, depois do Natal, traz boas expectativas de negócios. Os descontos e cupons de frete grátis são os principais atrativos para as compras, segundo 60% dos consumidores brasileiros ouvidos pela MindMiners para o estudo “Quem está comprando?”.

Metade dos entrevistados diz que espera grandes promoções para ir às compras, com prioridade para as lojas com cashback ou sistemas de pontuação. No entanto, as compras por impulso movem 29% dos consumidores. Apenas 30% monitoram os preços com antecedência para conferir se o desconto é vantajoso e só 38% reservam um orçamento para a Black Friday.

Para o consultor em vendas e marketing digital, professor doutor Sérgio Czajkowski Junior, o problema não está exatamente na compra por impulso. “O ponto de atenção é a falta de recursos para arcar com as aquisições ou o chamado remorso pós-compra, quando o cliente se sente atraído, fecha o negócio e depois percebe que o produto não era necessário ou não atendia por completo suas reais necessidades”, alerta o professor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação. 

Direito do consumidor

Especialista em Direito do Consumidor, o advogado Eros Belin de Moura Cordeiro dá dicas que valem tanto para a Black Friday quanto para quaisquer outras compras do ano. “Em toda circunstância a orientação é observar preço, condições de parcelamento, juros embutidos, características e qualidade do produto. Os direitos básicos do consumidor precisam ser mantidos em toda compra e, portanto, são os mesmos durante a Black Friday.” 

Ainda segundo o professor do curso de Direito do UniCuritiba, nas compras pela internet, a recomendação é optar por sites oficiais das lojas para evitar fraudes. “Os direitos que envolvem compras online são fundamentalmente os mesmos das aquisições em lojas físicas. A principal diferença é o direito de arrependimento”, explica Eros. 

Nas compras pela internet, o cliente tem até sete dias a partir da data do recebimento para se arrepender, caso não goste do item adquirido. Já nas compras em lojas físicas, onde o cliente tem acesso ao produto antes da aquisição, a regra não é válida. Isso porque, nestes casos, o cliente viu ou testou a mercadoria e não pode alegar desconhecimento ou insatisfação com a qualidade. 

Vale lembra que o direito de arrependimento não se confunde com as garantias do produto. Tanto em lojas físicas ou virtuais, o consumidor tem direito à troca quando há algum vício de fabricação ou qualidade. 

Dicas para fazer bons negócios

Para realizar bons negócios na Black Friday, Sérgio Czajkowski Junior recomenda muita pesquisa. Segundo o especialista, acompanhar a dinâmica dos preços ao longo das semanas que antecedem a Black Friday é fundamental para não ser enganado. Isso evita que o consumidor adquira produtos com preços superfaturados e descontos enganosos. 

“Fazer pesquisa também evita que, por conta dos intitulados gatilhos mentais - que são utilizados nas estratégias mercadológicas -, os usuários das plataformas de e-commerce ou os compradores das lojas físicas acabem investindo um montante de recursos que poderia ter uma destinação mais sensata”, comenta. 

Se depois das pesquisas a decisão for pela compra, uma dica é utilizar parte do 13º salário. “Isso, é claro, se as contas estiverem em dia. Melhor do que usar o 13º para novos gastos é pagar primeiro o que está em atraso. Outra estratégia é reservar parte desse ‘salário extra’ para as despesas do início do ano, como material escolar, IPVA, IPTU e outros impostos”, complementa Sérgio. 

Além do mais, afirma o professor, após o processo de pesquisa, se o comprador perceber que o item é um investimento (e não um mero gasto), a melhor opção é pagar à vista. “Essa decisão pode ser usada como forma de maximizar os descontos e obter condições facilitadas ou outras modalidades de bonificação, como a garantia estendida.” 

Compras planejadas

Para quem está com as finanças organizadas e pretende fazer compras na Black Friday e no Natal, o professor de Direito do Consumidor, Eros Moura reforça: 

• Confira os valores do produto antes da promoção. Algumas empresas reajustam os preços e depois anunciam “descontos”, dando a falsa impressão de que há vantagens na compra.

• Exija transparência e clareza nas informações sobre a qualidade do produto, preço, formas de pagamento, prazos de entrega etc.

• Ao anunciar pontas de estoque ou mercadorias com algum defeito, o vendedor deve ser explícito.

• Nas compras em lojas físicas, o vendedor só é obrigado a fazer trocas quando o produto apresenta algum defeito ou falha de qualidade que torne a mercadoria insegura ou inútil às necessidades do cliente.

• Antes de conceder abatimento no preço ou fazer a devolução do valor ao cliente (em caso de defeito na mercadoria), o fornecedor pode tentar o reparo da mercadoria com defeito.

• Nas compras pelo e-commerce, se o cliente achar o produto inadequado às expectativas, pode solicitar a devolução sem custos e o ressarcimento em dinheiro, não em crédito para outras compras.

• O Código de Defesa do Consumidor também se aplica à Black Friday. Seja qual for a data comercial, os direitos dos clientes são os mesmos. Fique atento às vendas casadas. 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment
Bruna Passaura inaugura novo espaço no Park Shopping Barigui

Bruna Passaura inaugura novo espaço no Park Shopping Barigui

Bruna Passaura inaugura novo espaço no Park Shopping Barigui

Ambiente com foco em drenagem linfática e massagens modeladoras é a terceira unidade do Centro de Estética em Curitiba

Na tarde desta segunda-feira, 18, a empresária Bruna Passaura e seu marido Lucas Lima recepcionaram convidados durante o evento de inauguração de sua terceira clínica de estética e saúde, no Park Shopping Barigui. A nova unidade está instalada dentro do Centro Médico, localizado no piso L3, que faz parte da expansão do shopping, espaço que também foi inaugurado na manhã de segunda-feira.

Com foco em drenagem linfática e massagens modeladoras, o novo centro de estética conta com equipamentos modernos, quatro salas de atendimento e uma equipe com sete profissionais, entre terapeutas, esteticistas e biomédicas, todas capacitadas a oferecer atendimento padronizado às clientes.

Bruna Passaura é especialista no método Renata França, uma técnica de massagem modeladora que combina manobras redutoras e drenagem linfática manual, proporcionando uma experiência diferente das massagens convencionais. Na unidade do Park Shopping Barigui o atendimento será focado em massagens corporais, sendo que as especialidades disponíveis são: drenagem linfática, massagem modeladora, miracle touch e miracle face, estética corporal avançada, harmonização corporal e bioestimuladores.

“Estamos muito felizes com a inauguração dessa unidade. Foi uma espera de mais de 2 anos até que esse dia chegasse. Estamos prontas para receber nossas clientes com muito carinho”, celebra Bruna.
O atendimento ao público teve início nesta terça-feira, 19, e pode ser feito por meio de agendamento ou, havendo disponibilidade, por ordem de chegada.

Serviço:

Estética e Saúde Bruna Passaura

Local: Park Shopping Barigui - Piso L3

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê

Horário de funcionamento: Seg. a Sáb, 10h às 22h. Domingos e feriados, 14h às 20h

Contato: (41) 99732-8862

Add a comment
Construtora paranaense entra na onda do comércio e promove Black November   

Construtora paranaense entra na onda do comércio e promove Black November  

Construtora paranaense entra na onda do comércio e promove Black November

Moradores de Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Londrina poderão realizar o sonho da casa própria ou comprar um apartamento na planta com condições especiais

A Black November da Pride está no ar. Até 30 de novembro, quem quiser adquirir a casa própria ou realizar um investimento com valorização garantida poderá aproveitar condições exclusivas. As promoções valem para empreendimentos em Curitiba e região metropolitana de Londrina.

Vevianne Jacques, diretora comercial da Pride, explica que a Black November da Pride é dirigida para atender uma demanda específica de consumidores que buscam custo-benefício na hora de fechar um negócio imobiliário. Aliás, este é um período em que muitos clientes, após pesquisar empreendimentos, fecham negócios aproveitando os preços especiais. “O período de descontos de novembro se torna uma oportunidade para clientes aproveitarem os valores diferenciados para adquirir os apartamentos que já estavam interessados. Já para a construtora, é um empurrãozinho a mais para fechar negócios com os que estavam indecisos”, afirma.

Ofertas da Black November da Pride em Curitiba

Na capital paranaense, quatro empreendimentos entraram na Black November da Pride: Audace, Lunetto, Verticce e Uno Solare. Todos eles são produtos com características diferentes e os clientes podem escolher qual se encaixa melhor com sua renda e estilo de vida.

O Audace fica na região central, nas imediações das ruas Brasílio Itiberê, Alferes Poli e 24 de maio. Com ticket médio padrão, o empreendimento foi idealizado para famílias que primam por conforto, segurança e a comodidade de morar numa região privilegiada, perto de tudo e muito bem servida no que diz respeito a comércio, serviços e transporte público. As unidades possuem plantas de três quartos com suítes, com área privativa de 61,35m² e 74,55m², respectivamente. Todas elas contam com sacada e churrasqueira.

O Verttice, localizado no bairro Tingui, em Curitiba, possui plantas de três quartos com suíte para acolher famílias de vários tamanhos e necessidades. As unidades contemplam sacada com churrasqueira, infraestrutura para ar-condicionado, aquecimento a gás e infraestrutura de segurança. Os espaços comuns contam com piscina, salão de festas, academia completa; quadra esportiva; espaço para coworking; pet care; salão gourmet, play kids, minimercado autônomo e lavanderia coletiva.

Quem busca um studio a partir de 21,42 m² para morar, investir ou um adquirir um imóvel de entrada, encontra no Lunetto uma solução ideal. Mais do que atender a diferentes perfis de moradores e compradores, o empreendimento fica em um dos bairros mais valorizados, o Água Verde. A região possui inúmeras comodidades, como ampla oferta de comércios, shoppings centers e hospitais. Sem falar na mobilidade, com vias de fácil acesso a outras regiões e transporte coletivo que levam às principais universidades da capital.

A Black November da Pride contempla ainda unidades Uno Solare. Além de studios, o empreendimento dispõe de apartamentos de dois quartos com suíte e plantas de até 60,11 m². O Uno Solare está localizado no Portão – um dos bairros mais procurados para morar na capital paranaense, segundo pesquisa realizada pelo Inpespar. Com 23 andares e 18 áreas comuns e de convívio, o conceito do empreendimento é aliar o conceito de inovação ao bem-estar.

São José dos Pinhais: oportunidade única de sair do aluguel

O município de São José dos Pinhais foi escolhido para ser o endereço do residencial Moradas de Bragança, que está pronto para morar. A localização é privilegiada, na região central do município. As plantas são de dois quartos com suíte entre 62,03 m2 e 63,49 m2. As unidades contam com sacada com churrasqueira, aquecimento a gás, infraestrutura tanto para segurança quanto para ar-condicionado.

Os espaços compartilhados contemplam churrasqueira, play kids externa e coberta, bicicletário, espaço gourmet e wi-fi zone. Próximo ao Shopping São José e ao Colégio Bom Jesus, os moradores terão a praticidade de residir numa região com uma variedade de comércio e serviços independente da capital.

Black November da Pride em Londrina e Almirante Tamandaré: campanha “Estoura Balão”

Quem visitar as centrais de vendas da Pride para comprar apartamentos em Almirante Tamandaré ou Londrina, será surpreendido com uma iniciativa que promete animar os clientes. Os apartamentos que fazem parte da campanha possuem unidades de dois quartos com opção de suíte.

A campanha “Estoura o Balão” acontece até o final da Black November da Pride com o intuito de dar descontos instantâneos aos compradores. Além das vantagens de sempre - financiamentos imobiliários via Minha Casa, Minha Vida e demais programas habitacionais e o programa Facilita Pride -, quem fechar negócio em novembro poderá participar da brincadeira que rende desconto.

Os valores, que variam de 2 a 5 mil reais, podem ser descobertos assim que a pessoa estoura o balão e são aplicados automaticamente no ato da compra.

A Central de Vendas da Pride em Londrina fica na Av. Saul Elkind, 3439. Já a Central de Vendas da Pride em Curitiba fica na Av. Cândido de Abreu, 70.

Add a comment
Empresa curitibana é a melhor da América do Sul no setor têxtil   

Empresa curitibana é a melhor da América do Sul no setor têxtil  

Empresa curitibana é a melhor da América do Sul no setor têxtil

Lavoutique Lavanderia & Costura recebeu a premiação em Frankfurt, na Alemanha

Na noite de sábado, 09, a Lavoutique Lavanderia & Costura, foi premiada em Frankfurt, na Alemanha, durante o Congresso Global Best Practice Awards 2024, que contempla as empresas que empregam as melhores práticas de gestão em seu cotidiano. O Comité International De L’Entretien du Textile (CINET) concedeu o primeiro lugar da América do Sul para a empresa curitibana na categoria “Melhores Práticas”.

A Lavoutique concorreu com outras 13 empresas de diversos países e levou a melhor na somatória geral da América do Sul. As participantes apresentaram uma série de aplicações realizadas em suas lavanderias, além de levarem ao comitê organizador um pitch de três minutos de duração e responderem a uma pergunta específica realizada pelos jurados.

“Esse prêmio é muito importante para nós. Levar a bandeira do Brasil para o mundo, num prêmio tão relevante, nos deixa muito emocionados’, relata Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura.

Dentre as aplicações analisadas pelos 22 jurados, foram observados os seguintes critérios:

QUALIDADE: política de pessoal, controle de qualidade, operação, sustentabilidade, modelo de negócios, boa limpeza, recuperação e reciclagem;

MODELO DE NEGÓCIO: serviços prestados, modelo de negócio, recursos, infraestrutura, maquinaria, principais parceiros, modelo de receita, marketing e promoções, e relacionamento com o cliente.

INOVAÇÃO: inovações técnicas e desenvolvimento de mercado.

PALAVRAS-CHAVE: identificação da empresa.

Sustentabilidade na prática

A importância deste prêmio está diretamente ligada à sustentabilidade. A produção de roupas e outros itens que utilizam material têxtil e produtos químicos contribui diretamente para a emissão de CO2, ao passo que a cooperação em cadeia pode contribuir para a redução dos níveis de emissão desse gás em todo o mundo.

De acordo com informações da CINET, estudos científicos indicam que aumentar a vida útil das peças de vestuário (o número de tempos de ciclo) resulta na diminuição na produção de novos itens e gera economias significativas de CO2. Além disso, o processamento de lavanderias profissionais e empresas de limpeza têxtil resulta em economias extras de gás carbônico, em comparação com a limpeza doméstica.

“Pequenas iniciativas, se somadas, são transformadoras. Na Lavoutique usamos energia renovável, nossas máquinas economizam água e os produtos são biodegradáveis. Temos ainda o cabide feito de bagaço de cana-de-açúcar e também oferecemos incentivos para quem retornar os nossos cabides, gerando créditos para que o cliente utilize em serviços. Temos muitos projetos de melhorias para os próximos anos e o tratamento de água no local é um deles”, acrescenta Birgit Marsili.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura

Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901

Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h

Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050

Horário de atendimento:Seg a Sáb, das 9h às 20h

Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600

Site: www.lavoutique.com 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos