6ª Cacharitiba acontece em outubro no Mercado Municipal com edição especialmente brasileira

6ª Cacharitiba acontece em outubro no Mercado Municipal com edição especialmente brasileira

Evento traz personalidades do mundo da cachaça, degustação às cegas e carreta Alambique Escola como destaque deste ano 

De 5 a 8 de outubro acontece a 6ª edição do Cacharitiba – Cachaça é a bebida do Brasil, no Mercado Municipal de Curitiba. O evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia curitibana. O tema, cuidadosamente escolhido, ressalta o valor da cachaça para o Brasil. Sabendo que esta é a bebida mais brasileira, exclusivamente nacional e considerada patrimônio do país. 

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira. Estima-se que o público seja o dobro da última edição. O evento engloba desde o processo de produção até o momento da degustação. 

O Cacharitiba traz produtores de cachaça de diversas regiões do Brasil para expor seus produtos com degustação orientada e gratuita para o público. Focando em oferecer cultura e conhecimento sobre o destilado típico do Brasil, mostra a qualidade e diversidade da cachaça e como consequência, promove o comércio do produto na cidade de Curitiba. 

Consumidores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a bebida e dispostos a desfrutar melhor da degustação, aproveitam o Cacharitiba para elevar seu patamar de informações sobre o destilado, além de possibilitar o aperfeiçoamento de profissionais que trabalham com a cachaça, como garçons, chefes de cozinha, entre outros. 

Novidades 2017 | Carreta Alambique Escola e Vitrine da cachaça 

A Carreta Alambique-Escola é um veículo preparado para rodar o país inteiro produzindo cachaça e ampliando a informação sobre a cachaça. Da moagem à destilação e ao envelhecimento, todas as fase da preparação da bebida serão demonstradas por especialistas, momento propício para o público conhecer de perto um alambique. 

Já a Vitrine da Cachaça conta com produtores em contato direto com o público. São 26 alambiques presentes, representando quatro grandes regiões brasileiras e expondo centenas de cachaças. Toda degustação gratuita.

E o que também chama atenção a cada edição, é o concurso informal de degustação às cegas para o público visitante.   

Gastronomia no Cacharitiba 

O evento também irá oportunizar a degustação de drinks e pratos preparados com cachaça, contando com a presença de Délio Canabrava (Bar Cana Benta), Gilly Zapellini (Mustang Sally), Lauro de Miranda (Coach de Consciência Alimentar) e Andrew Guilherme (Ananã Coquetéis). 

Participação especial no evento 

- Renato Frascino: técnico sensorial de bebidas e alimentos desde 1977, júri do Concurso Mundial de Bruxelas há 15 anos.

- Agenor Maccari Jr.: cachaça Porto Morretes, eleita a melhor do Brasil nos últimos dois anos.

- Francisco Locatelli: presidente da Confraria Paranaense da Cachaça.

- Grabriel  Vasquez: sommelier da Bodebrown. 

História 

O Cacharitiba surgiu em 2012 e vem acontecendo com sucesso em todas as edições. Procurando sempre consolidar a cachaça como uma bebida de alto nível, complexa e deliciosa se bem produzida.

Com produtores de todo o país, a 6ª edição vem para comemorar a ascensão da cachaça no mercado brasileiro e mundial, mas ainda continua com seu viés educacional, divulgando e apresentando a bebida aos novos apreciadores. 

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, “o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si”, conta. 

Serviço:

Local | Mercado Municipal de Curitiba Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Dias | 05 a 08 de outubro de 2017

Entrada Livre 

Realizacao | Ascesme

Organização | Vô Milano

Apoio | Porto Morretes, Mercado Municipal de Curitiba, Serra da Graciosa, Confraria Paranaense da Cachaça, Bodebrown, Cana Benta e Fiep