Açaí é estrela principal do Grupo Zeppone em feiras internacionais
Conglomerado responsável pelas marcas Polpanorte, Frutuá, Origem Açaí, Origem Frutus e Origem Gelato participa de eventos na Inglaterra e nos Estados Unidos este mês; Linha Origem - From nature, from Brazil, criada especialmente para exportação, já está presente em países da Europa, América Latina e Estados Unidos
O Grupo Zeppone, nova marca da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, vai levar o açaí e as polpas brasileiras para duas importantes feiras internacionais este mês. O conglomerado vai divulgar a linha Origem Açaí, Frutus e Gelato, criada especialmente para exportação, durante a IFE (International Food & Drink Event), de 21 a 23 de março, no Reino Unido, e a SIAL America, que ocorre de 22 a 24 de março, em Las Vegas, Estados Unidos. A presença nestes eventos é parte da estratégia do Grupo, que pretende crescer em 40% as vendas de açaí para o exterior até o final de 2022.
O Grupo, que detém a mais moderna indústria de açaí no mundo, localizada em Benevides (PA), com mais de 200 mil metros quadrados, resultado de um investimento de R$ 30 milhões, já mantém negócios com a Europa, América Latina e Estados Unidos. Juntos, estes players, demandam cerca de 3,5% do total da produção, o que representa 750 toneladas. “Estamos preparados para crescer as operações internacionais, pois nossa capacidade de produção é de mais de 5 mil toneladas de açaí por mês”, destacou o gerente comercial corporativo, Leo Arruda, ressaltando que, somente no ano passado, a empresa produziu mais de 16,6 milhões de quilos de açaí e que para este ano a estimativa é crescer a produção em, no mínimo 30%.
A expectativa positiva reflete os números do mercado. Nos últimos dez anos, o crescimento da exportação de açaí cresceu mais de 14.380% (quase 15 mil por cento). Passou de 41 toneladas exportadas em 2011 para o recorde de 5.937 toneladas em 2020. “A fruta vem ganhando o mundo, com um apelo exótico, energético e saudável, espalhando brasilidade, de maneira sustentável, em termos de economia e meio ambiente”, disse o executivo.
Origem - From nature, from Brazil - A linha ‘Origem’, escolhida para entrar no mercado internacional, recebeu este nome por conta da pronúncia, da sonoridade e do significado. “Dividimos nossos produtos em três linhas: Origem Açaí, Origem Frutus e Origem Gelato. Além das polpas e frutas congeladas que já comercializamos aqui no Brasil, via Polpanorte (Origem Frutus), temos açaí original para exportação e o mix com guaraná (Origem Açaí). Além desses, temos Origem Gelato, com cremes e sorbets trazendo sabores bem brasileiros, como cupuaçu, açaí com paçoca, entre outros”, comentou.
Sobre o Grupo Zeppone
O Grupo Zeppone é a nova estratégia da tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte totalmente dedicada ao processamento de polpa e produção de cremes, soberts de açaí e frutas congeladas. Responsável também pelas marcas para comercialização nacional 'Frutuá', 'Origem Açaí' e 'Polpanorte', e para exportação com as linhas Origem Açaí, Origem Frutus e Origem Gelato, está no mercado há quase 30 anos. O Grupo conta com duas fábricas: uma localizada em Japurá, Paraná, e outra em Benevides, no Pará, com uma planta de 200 mil m², considerada a mais moderna indústria de açaí do mundo, resultado do investimento de cerca de R$ 30 milhões. Atualmente, atua em todo o Brasil e também exporta produtos para Europa (Portugal), América do Sul (Bolívia e Paraguai) - e tem planos de expansão para outros países.