Agente de carga digital prevê alta no frete marítimo nas próximas semanas

Agente de carga digital prevê alta no frete marítimo nas próximas semanas

Entre os motivos estão as celebrações do Ano Novo Chinês que começa no próximo domingo

A proximidade do Ano Novo Chinês, que tem início em 22 de janeiro, poderá contribuir com a alta no preço do frete marítimo. É o que aponta um levantamento inicial do agente de carga digital Nowports. Apesar do feriado durar sete dias, é comum as paralisações começarem um pouco antes, principalmente no setor do transporte terrestre. Em razão desse e de outros fatores associados às festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais tempo, o que impacta linhas de produção em outras partes do mundo, por conta da importação de insumos e matérias-primas do país.

A head de pricing da Nowports Brasil, Bruna Horstmann, explica que o feriado reduzirá drasticamente a movimentação dos navios da China para o Brasil e vice-versa nos próximos dias. “Significa quase duas semanas sem navios da China para o Brasil, nosso principal parceiro comercial, responsável por 45% das nossas importações em 2022. Os blank sailings, ou seja, o cancelamento da atracação de um navio na escala de um determinado porto, ocorrerão nos próximos dias, sejam pequenos ou grandes. Consequentemente, o preço do frete deve ter um aumento relevante, afinal a demanda será superior a oferta do espaço”, pontua.

A profissional acredita que pelo menos 50 mil TEUS serão retirados da rota nas próximas semanas em blank sailings e/ou em omissões de portos. O TEU é uma medida internacional para calcular o volume de um contêiner, em média com 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. “Não lembro de uma redução tão drástica de espaço, exceto nos meses iniciais da pandemia, em razão da força de trabalho, afinal, as pessoas estavam confinadas e/ou doentes. Além disso, mesmo quando os fretes atingiram US$ 25 por contêiner, em 2015, isso não ocorreu de forma tão rápida”, acrescenta.

Para evitar o desabastecimento de matérias-primas, o importador precisa se programar com antecedência. “Não só durante o feriado do Ano Novo Chinês, mas durante todo o ano. É preciso criar estratégias, considerar os planos e o orçamento de cada empresa. O agente de carga digital pode auxiliar nesse momento de tomada de decisão, pois oferece soluções para o importador evitar a falta de insumos da China e de outros países”, afirma Bruna Horstmann.

Sobre a Nowports

A Nowports é o primeiro e maior agente de carga digital da América Latina. Está presente em oito países, entre eles o Brasil. A empresa facilita as operações do dia a dia das equipes de logística. Os clientes contam com soluções de logística customizadas e têm acesso a uma plataforma que centraliza as informações para otimizar a rastreabilidade dos embarques. A logtech trabalha com todos os modais (marítimo, aéreo e terrestre) para movimentar as mercadorias com eficiência, transparência e segurança. A empresa desenvolveu a ferramenta para auxiliar a importação e a exportação de mercadorias com o apoio da tecnologia (inteligência artificial, big data e internet das coisas).