Alunos goianos produzem documentário para alertar sobre problema da fome e da pobreza
Vídeo “A Falta que faz o que te sobra” busca conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos
Um grupo de alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia produziu o documentário A Falta que faz o que te sobra, abordando o problema da fome e da pobreza, que assola boa parte da população brasileira. O vídeo, lançado nesta terça-feira (4), no anfiteatro da escola, visa conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos, que contribui para agravar a fome no Brasil e no mundo. O conteúdo foi veiculado em canal no YouTube (https://youtu.be/o38dVpFKZIM) e nas redes sociais da escola.
“O trabalho faz parte da proposta da escola de realizar intervenções sociais em comunidades, agregando conhecimento aos estudantes e promovendo mudanças não só no ambiente escolar, mas em áreas externas ao colégio”, explica a coordenadora do Ensino Médio, Maria Cristina Borges. As intervenções integram o Hub Marista, projeto da Rede de Colégios Marista (RCM), que tem por objetivo formar alunos protagonistas e capazes de debater e atuar sobre qualquer questão que envolva a sociedade num contexto global.
Formado por grupos de aproximadamente oito estudantes, o Hub trabalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio das quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática) segundo a orientação de um professor e de uma pergunta condutora que incita os estudantes a pesquisar e criar projetos de intervenção.
Os ODS compõem uma agenda mundial adotada durante a cúpula das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. O objetivo 1 é acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Já o 2 é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Ao longo deste ano, os estudantes foram inseridos em uma discussão ampliada a respeito da pobreza e da fome, e como isso afeta parte considerável da humanidade. Foram realizados pesquisas e levantamentos de dados, além de entrevistas com autoridades e pessoas envolvidas na distribuição de alimentos em Goiânia.
O vídeo mostra o peso do problema social e da má distribuição de alimentos. O objetivo é chamar a atenção do espectador para a realidade que o cerca, e da sutil presença (“a quase invisibilidade”, a carência de ações para resolvê-lo) deste problema na sociedade. Além disso, as informações servem para contribuir com o desenvolvimento de uma criticidade sobre o desperdício, o entendimento e a conscientização acerca do tema.