Ano novo: planejamento é fundamental para alcançar os objetivos  

Ano novo: planejamento é fundamental para alcançar os objetivos

Coach elenca quatro dicas para se organizar e traçar metas que podem ser cumpridas ao longo do ano

Todo final de ano vem carregado de reflexões, fechamentos e avaliações sobre o que foi produzido e alcançado ao longo dos últimos 365 dias. É também o momento de propor novos desafios, metas e objetivos. Mas para que isso não vire uma grande frustração no próximo ano, é preciso ser realista, olhar para si mesmo com empatia e acolher as suas dificuldades.

Cândida Semensato, presidente da ICF - International Coaching Federation Brasil, organização global e independente de acreditação e validação profissional, presente em 140 países, com mais de 50 mil membros, elenca quatro dicas importantes.

• Primeiramente, separe os objetivos de vida pessoal e profissional. Ninguém melhor do que você para saber o que mais lhe incomodou no último ano, do que mais sentiu falta: fazer um curso de idiomas? Passar mais tempo de qualidade com a família?

• Saiba definir metas factíveis, que podem ser cumpridas em um determinado período. No lugar de escolher ser fluente em um idioma, estabeleça um cronograma assertivo: matricule-se em um mês, inicie um intensivo e conclua em até 3 meses, por exemplo.

• Tenha sempre em mãos indicadores, tanto os positivos, para reforçar todas as conquistas, como também os pontos que precisam ser melhorados: retomar um projeto que foi pausado, se esforçar mais em uma atividade, etc. O ideal é criar lembretes, que podem ser semanais, mensais, para que se acompanhe de perto a evolução dos projetos.

• Se o objetivo é chegar ao fim do próximo ano com as metas cumpridas, é válido parar, no início do segundo semestre e reavaliar o que de fato avançou. Esse movimento servirá para, se necessário, colocar metas e prazos diferentes, de acordo com as suas demandas e realidade. Também é fundamental para evitar frustrações, caso algo não saia como o planejado.

Para que tudo isso seja viável, sempre vale lembrar da importância de procurar por ajuda profissional. E nesse sentido, um coach poderá apoiá-lo na definição de suas metas, instigá-lo a levantar questões relevantes sobre si mesmo, cujas próprias respostas que lhe guiarão por um caminho de decisões assertivas e conscientes. Caso as respostas para sua vida, profissional ou pessoal, sejam dadas pelo especialista, desconfie.
Não esqueça também que, mesmo que as metas não tenham sido alcançadas, ou não da forma como se esperava, é sempre possível recomeçar, planejar novos objetivos e ir em busca do mesmo sucesso, só que de formas diferentes, com novas visões e expandindo as perspectivas. Seja gentil com você. 

Sobre a ICF

A ICF – International Coaching Federation - é a maior associação global de coaches, com 50 mil membros associados em mais de 140 países. Fundada em 1995, independente e sem fins lucrativos, a sua missão é contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do Coaching profissional. A ICF é pioneira no desenvolvimento de padrões globais para o coaching profissional, com competências essenciais, um robusto Código de Ética e pesquisas de mercado - oferece o maior recurso mundial de pesquisas sobre Coaching, com mais de 2.500 estudos disponíveis. Além disso, a organização acredita programas de formação em coaching, garantindo altos padrões na profissão, e credencia coaches com o único programa de credenciamento independente, reconhecido mundialmente, concedido aos coaches profissionais que tenham cumprido com os rigorosos requisitos de educação e comprovada experiência.

No Brasil a ICF possui mais de 450 coaches associados, 200 credenciados e está presente na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mais informações: https://www.icfbrasil.org/