Apenas quatro instituições de ensino de Curitiba recebem selo de qualidade da OAB
O selo “OAB Recomenda” - que está na sexta edição - foi concedido na última quarta-feira (30) pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a 161 cursos em todo o Brasil. Em Curitiba, apenas quatro instituições de ensino receberam o selo de qualidade: Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo.
O prêmio é concedido a cursos de Direito de todo o país e leva em conta dois critérios: o índice de aprovação nos exames da Ordem e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, dos 1.212 cursos que atenderam às exigências para participar da pesquisa, somente 161 foram premiados. O Selo representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil.
De acordo com o secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, que é presidente da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB Recomenda, a premiação alcançou o patamar de guia da educação jurídica brasileira, mostrando para a sociedade as instituições que são destaque na oferta do curso de Direito. “O Selo OAB não tem o objetivo de criar um ranking entre todas as Instituições de Ensino Superior do país. Seu propósito é evidenciar as faculdades com elevado padrão, com base nos resultados obtidos por avaliações fidedignas com o Exame de Ordem Unificado e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”, declarou.
O curso de Direito da Universidade Positivo possui nota máxima (5) no MEC e se destaca pela qualidade e dedicação de seu corpo docente, formado 100% por mestres e doutores. "Além disso, foi o primeiro no Brasil a criar uma incubadora de escritórios de advocacia, que auxilia os profissionais recém-formados a se posicionarem no mercado e obterem prática de gerenciamento e administração", destaca o diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Roberto Di Benedetto. Para ele, o reconhecimento pela segunda vez consecutiva mostra que a universidade está no caminho certo. Atualmente, a Positivo possui cerca de 1.500 alunos matriculados no curso. Nos últimos processos seletivos, o curso de Direito tem sido o mais procurado pelos vestibulandos. Segundo Benedetto, mais de 2.335 profissionais de Direito já foram formados pela Universidade Positivo desde a criação do curso, em 1999. Mais informações em www.oab.org.br.