Atenção e cuidado com a saúde do homem: exame preventivo pode salvar vidas

Atenção e cuidado com a saúde do homem: exame preventivo pode salvar vidas

Durante todo o mês, campanhas alertam para a prevenção ao câncer de próstata. Exames simples, como o PSA (de sangue) e o toque retal, são fundamentais para o diagnóstico precoce

Novembro é, tradicionalmente, o mês de atenção e cuidado com a saúde do homem. Porém, quando se fala em “doenças de homem”, é comum que o câncer de próstata seja o primeiro à mente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o segundo mais recorrente no sexo masculino.

No ano passado, a Sociedade Brasileira de Urologia divulgou uma pesquisa em que 76% dos entrevistados demonstravam ciência quanto à necessidade de realizar exames para a detecção precoce do câncer de próstata. Contudo, apenas 32% do total afirmaram já terem realizado.

De acordo com o médico cooperado da Unimed Curitiba especialista em urologia, Fernando Meyer, a maioria dos cânceres de próstata não costuma gerar sintomas, como dores ou alterações urinárias. “Como a doença pode evoluir de forma assintomática, é fundamental consultar um urologista periodicamente para realizar exames de rotina. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame simples de sangue, disponível no hall desserviços e análises da Unimed Laboratório. Além desse exame, o toque retal é indicado para detectar alterações na glândula prostática, como nódulos ou áreas endurecidas”, afirma.

Dados o Inca ainda revelam que o câncer pode ocorrer em várias idades, mas a incidência maior do câncer de próstata acontece após os 50 anos. Nesse sentido, ao completarem meio século de vida, homens sem risco de desenvolver a doença devem iniciar os exames preventivos e a partir dos 45 anos para aqueles com fatores de risco como histórico familiar da doença ou raça negra.

O que é e para que serve o PSA?

Para detectar precocemente casos de câncer de próstata, além de outras doenças, os médicos indicam tanto esse exame de PSA quanto o toque retal como complemento ao diagnóstico clínico. Segundo Meyer, pode ser feito em laboratórios de analises clinicas, como a Unimed Laboratório.

De acordo com o especialista, o exame de PSA é feito por meio da coleta de uma amostra de sangue e identifica os antígenos, que são moléculas produzidas pela glândula, inclusive quando ela está saudável. Dessa forma, o que determina o resultado é a quantidade de PSA em circulação.  

No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre. Recentemente, chegou ao Brasil o Prostate Health Index (PHI), que utiliza uma terceira fração do PSA para um diagnóstico mais preciso, bem como a redução de biopsias.

O médico destaca que o PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Apresentando variações de 2,5 a 10ng/ml, pode ser necessária a solicitação de um exame fracionado (PSA Livre) para avaliar melhor o quadro. “É fundamental que a interpretação dos resultados seja feita por um especialista, pois é comum que, com a idade ou até mesmo com o aumento benigno da próstata, a taxa de PSA aumente de forma natural. Além disso, alguns tipos de câncer não apresentam alterações muito significativas. Ou seja, somente o médico é quem poderá diagnosticar corretamente”, completa.

 
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) preconizam a consulta a um médico para que ele determine a necessidade de fazer o exame (e a regularidade) de acordo com a particularidade de cada paciente.
 
Em atenção e cuidado à saúde do homem, o médico Fernando Meyer lista alguns pontos importantes a serem considerados.

Dicas para prevenção

-       Consulte regularmente seu médico (urologista), independentemente da idade, haja vista que alguns tipos de câncer ocorrem em idade jovem (como por exemplo, o câncer de testículo, que ocorre entre os 15 e 35 anos de idade). Além disso, outras doenças podem ser avaliadas nos homens, como infertilidade, disfunção erétil, cálculos renais, infecções urinárias, hiperplasia benigna da próstata, entre outras.

-       Pratique atividade física com regularidade.

-       Evite o consumo excessivo de bebida alcoólica.

-       Não fume.

-       Tenha uma alimentação saudável, com muitas frutas e vegetais. Evite o excesso de gordura animal (a gordura animal em excesso aumenta o risco de câncer de próstata).

-       Tome muito líquido, de preferência água.

-       Evite estar acima do peso corporal adequado.

-       Tenha um hobby e o pratique com frequência.

Campanha de prevenção

Para conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo de Câncer de Próstata, a Unimed Curitiba optou este ano por uma abordagem diferente. Relembrar grandes acontecimentos que foram muito marcantes para quem está próximo aos 50 anos de idade e estão vivos na memória. Com isso, a cooperativa consegue informar para o público masculino de risco que é mais do que tempo de fazer o exame de toque e tomar as devidas precauções, sem precisar recorrer aos clichês normalmente associados ao tema. A campanha está disponível nas redes sociais da cooperativa.