BH Airport é o sexto mais pontual do mundo
Reconhecimento foi apontado em relatório de 2022 da Cirium, que classificou os aeroportos mais pontuais em escala global
O OTP Performance Awards, relatório de performance de pontualidade de aeroportos e companhias aéreas, publicado pela Cirium, empresa especializada em dados para a aviação, reconheceu o BH Airport como o sexto mais pontual do mundo em 2022, na categoria aeroportos de média escala. No ranking mundial, o BH Airport representa o Brasil com o OTP (On-Time Performance) de 87,93%, seguindo o Guararapes-Gilberto Freyre International Airport, quarto colocado, com o OTP de 88,95%.
O japonês International Chubu Centrair vem mantendo o primeiro lugar. O aeroporto alcançou o índice de 94,21%. Os também japoneses Sendai Airport, com 91,44% de pontualidade, e Kagoshima Airport, com 89,74%, ficaram com o segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente. “Na contramão dos desafios impostos pelo cenário econômico pós-pandemia, seguimos em evolução, comprometidos em oferecer a melhor experiência aos passageiros, mantendo a eficiência operacional e alta performance em pontualidade”, ressalta o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos.
“Nos fortalecendo como hub de conexões – um centro de distribuição de voos pronto para encurtar distâncias e aproximar as pessoas, fechamos o ano com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros e 50 destinos atendidos, entre voos domésticos e internacionais”, reforça. “Para 2023, estamos prevendo uma movimentação anual de 11,3 milhões de pessoas, retornando aos patamares pré-pandemia”, complementa.
Os relatórios da Cirium são projetados com base em informações e análises precisas do desempenho dos aeroportos e companhias aéreas, com o objetivo de garantir a confiabilidade dos dados apresentados no On-Time Performance Report. Em cada relatório, os resultados dos aeroportos são classificados em quatro categorias: global, grande, média e pequena escala. Os japoneses lideram o ranking: Haneda Airport foi o vencedor na categoria global, com 90,33%. O Osaka International Airport alcançou 94,06% na categoria grande. Em pequena escala, quem ficou com o primeiro lugar foi o Miyazaki Airport, registrando 93,29% de desempenho.
Sobre o BH Airport
Único aeroporto internacional de Minas Gerais, com localização estratégica e um dos principais hubs do país que atende a cerca de 50 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o terminal é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.