Café da manhã na escola

Café da manhã na escola 

A criança sai da cama, vai ao banheiro, veste o uniforme e segue para a escola. Infelizmente, pular o café da manhã faz parte da rotina de muitos jovens. Conforme um estudo da Cardiff University, do Reino Unido, uma refeição saudável e completa logo cedo interfere diretamente no rendimento escolar do aluno. Durante 10 anos, os pesquisadores acompanharam cinco mil estudantes britânicos e perceberam que as crianças que se alimentavam bem no café da manhã tinham um desempenho duas vezes melhor do que os alunos que não tinham o hábito de fazer a refeição ou que comiam mal. “Aqui na escola, o Clube de Matemática também fez uma pesquisa com nossos estudantes e constatou que 70% deles não tomam café", conta a pedagoga Vera Kussek, coordenadora pedagógica da Atuação.

Por isso, após o resultado, a escola decidiu, nas semanas que antecedem as provas e também no dia delas, servir um pequeno lanche – chá com bolachas – para todos os alunos antes do início da primeira aula do dia. "Inúmeros estudos já comprovaram que crianças habituadas à refeição matinal apresentam maior capacidade de concentração, memorização e disposição para aprender, o que aumenta seu rendimento escolar", explica a pedagoga. A ideia é que eles se fortaleçam e consigam aprender melhor depois de terem se alimentado.

Com a correria do dia a dia e o desejo de ficar na cama por mais alguns minutinhos, muitos se esquecem da importância do café da manhã. Depois de um período de jejum durante o sono, o corpo precisa de energia para desempenhar as tarefas do dia. Além de diversos benefícios para a saúde e para o humor, a refeição ainda cria um momento especial de socialização. “Já notamos diferença no comportamento dos alunos. Eles despertam com mais rapidez e logo estão dispostos a realizar os afazeres escolares. Pode parecer um gesto pequeno, mas essa mudança de hábitos é fundamental para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para nossos jovens".