CEO da SIS Consultoria cita sete dicas essenciais para melhorar a relação entre médicos e pacientes
"Quem está apenas satisfeito pode facilmente se encantar por outro profissional que oferece uma atenção a mais", alerta Éber Feltrim
É natural que a relação entre médicos e pacientes envolva um lado bastante humano. Até porque, trata-se de um atendimento que afeta diretamente a vida das pessoas e por isso deve ser também humanizado, além da capacidade técnica envolvida. No entanto, nem sempre tudo ocorre como esperado. O profissional pode focar em apenas resolver o problema, dar o diagnóstico e encerrar a consulta deixando a atenção em um patamar inferior. É neste momento que o médico fragiliza o relacionamento com o seu público e, aos poucos, vê a sua agenda cada vez mais vazia.
Para Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios para a área da saúde e CEO da SIS Consultoria, o profissional da saúde precisa obrigatoriamente saber o histórico do paciente. “Outro fator que deve ser levado em consideração é o treinamento da equipe, e de forma constante, para se alcançar o sucesso esperado. Temos outras variáveis que impactam diretamente nesse processo, mas essas eu diria que são as principais”, aconselha.
Apenas os clientes leais, de acordo com o especialista, não são capazes de trocar de fornecedor, médico ou dentista. “Quem está apenas satisfeito pode facilmente se encantar por outro profissional que oferece uma atenção a mais”, alerta.
Outro diferencial é manter o contato com o paciente, mesmo após a consulta. “O pós-venda é tão importante quanto a venda e pode colaborar para criar um elo de confiança com a clínica e demais serviços. Mas o segredo dessa mensagem ou ligação é a personalização, porque é preciso fazer com que esse receptor sinta que isto é somente para ele e que não se trata de uma rotina automatizada”, revela o especialista.
A humanização passa também por uma boa conversa com o paciente. O roteiro “exame/diagnóstico/tratamento” pode estar acompanhado de uma boa conversa, perguntas sobre a família, a vida profissional, tudo o que leva o médico a ser também um amigo. Ter uma equipe preparada é outro ponto crucial. Para isso é necessário haver treinamento, motivação constante e reconhecimento, tudo o que incentive os profissionais.
Éber destaca sete dicas que podem ajudar a melhorar ainda mais a relação entre profissionais de saúde e pacientes:
• Investir na gestão do relacionamento com o cliente
• Treinar a equipe incansavelmente
• Manter algumas ferramentas que motivem o time
• Reconhecimento é essencial para uma equipe feliz
• Usar os meios digitais sempre a favor
• Não automatizar demais os atendimentos
• Reduzir o tempo de espera, porque ninguém tem tempo para esperar horas em uma recepção
Sobre o Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 140 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria.