Check-up também é coisa de criança
Ele já faz parte da rotina de homens e mulheres que se preocupam com a saúde. Afinal, mais do que auxiliar no diagnóstico de qualquer doença, o check-up é fundamental para identificar qualquer problema antes mesmo que ele possa se manifestar. O que muita gente não sabe é que os pequenos também precisam realizar uma série de exames para garantir um crescimento saudável. "Antes de sair da maternidade, o bebê passa por vários testes - como o do pezinho, da orelhinha e do olhinho - que rastreiam possíveis doenças. Depois, desde que o pediatra não identifique alterações nas consultas de rotina, exames mais detalhados devem ser realizados a partir dos cinco anos", explica Marcos Kozlowski, bioquímico e responsável técnico do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas.
É fácil entender a importância do check-up: se uma doença é detectada no seu início, as chances de tratamento e de cura são maiores.“A prevenção de doenças futuras, como hipertensão e diabetes, começa na infância”, revela o bioquímico. Exames rotineiros - como os listados abaixo - devem ser solicitados a cada dois ou três anos. Para crianças com algum tipo de alergia, a lista deve incluir testes que identificam o alérgeno responsável pelas manifestações. Em ambos os casos, apenas o médico determina quais exames devem ser realizados no check-up, normalmente após uma consulta minuciosa, para que seja possível fazer uma análise específica, de acordo com a idade, sexo e histórico de cada paciente. O acompanhamento de um pediatra é indispensável para assegurar o pleno crescimento e desenvolvimento da criança.
- Urina: avalia a presença de infecções ou problemas renais.
- Hemograma: útil para investigar índices de anemia, colesterol e triglicerídeos.
- Parasitológico de fezes: verifica se há a presença de parasitas no organismo.
- Glicemia: mede o nível de açúcar no sangue e é útil para o diagnóstico de hipoglicemia e hiperglicemia, além do diabetes.
- TSH: analisa o funcionamento da tireóide, glândula que tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças.
- Ureia e creatinina: avaliam a função renal.
- Perfil lipídico: série de exames que avaliam o metabolismo de gorduras e incluem informações sobre colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos.