Clássicos Franceses estão entre os novos pratos do cardápio do La Varenne
Os chefs Mayra Batista e Felipe Miyake apresentam novidades que vão do couvert à sobremesa
Os chefs do La Varenne Mayra Batista e Felipe Miyake fizeram uma grande reestruturação no cardápio, incluindo uma nova sugestão, denominada Clássicos Franceses. Além de novos pratos em todas as categorias do cardápio, o cliente poderá escolher dentre as sugestões dos chefs, pratos tradicionais da culinária francesa.
Clássicos Franceses
Segundo o Chef Felipe, “o cardápio está mais técnico, mais francês, principalmente com a inclusão dos clássicos e a contínua valorização das técnicas francesas. Esse é o conceito fundamental do La Varenne”, diz ele.
Como entrada, o steak tartare não poderia faltar, assim como a terrine de foie gras e o oeuf en cocotte. Como prato principal, entram o linguado àmeuniére, magret d’canard ao molho de laranja, o coq au vin e tournedosRossini. O confit d’canard contribui nessa saborosa categoria. E para as sobremesas francesas, o soufflé de chocolate é um caso a parte, assim como uma degustação que serve duas pessoas, contendo petit gateau, parfait de framboesa, crème caramel e tartellete.
Novidades também no couvert. Os já consagrados pães, todos feitos na casa, continuam porém ganham novos acompanhamentos como um delicado tapenade de azeitonas pretas e o creme de queijo boursin, além das deliciosas gourgères (versão francesa de mini pães de queijo). Nas entradas, a leveza do salmão marinado com calvados (brandy da região da Normandia), pimenta rosa e ovas de capelim; e também a salada de alface americana vem enriquecida com frango crocante e aioli.
Massas e Risotos
Mantendo a proposta de oferecer massas artesanais, feitas na casa, entra mais uma opção vegetariana, desta vez sem lactose e com muito sabor, o fettuccine integral com molho de tomates e legumes grelhados. Os outros novos pratos são: o tortelloni de ossobuco, numa remodelagem do clássico italiano e o tagiolini com camarões e rúcula, com equilibrado creme de limão, ideal para quem quer algo leve e fresco. Três foram os risottos selecionados para cumprir a função do tradicional “primo piatto”: aspargos e queijo brie, tomates frescos e cogumelos frescos.
Frutos do Mar, Aves e Carnes
Todos os peixes do novo cardápio são frescos, com exceção do bacalhau por razões óbvias. O cliente pode optar pelo salmão, peixe do dia ou robalo, sendo que todos esses levam novos acompanhamentos com o objetivo de realçar seus sabores.
A entrada dos suínos e da carne de frango dá uma nova cara ao cardápio de carnes e aves. De acordo com a Chef Mayra, “são carnes super saudáveis, e saborosas. Dentre as experiências que vínhamos fazendo há algum tempo, selecionamos três novos pratos”, conta ela. Dois deles da carne suína (escalope com molho marsala e purê de batatas e o filé mignon com purê de mandioca, molho de cognac e chutney de ameixa) e o peito de frango com fava, ervilha, edamame ao creme de palmito.
O Entrecôte grelhado na manteiga com batata bolinha, foi outro prato que recebeu nova roupagem, já que no Almoço Executivo é uma das carnes mais pedidas. Vale destacar que todas as carnes bovinas do La Varenne, sem exceção, são de Angus.
Sobremesas
As sobremesas mais pedidas permanecem no cardápio. Dentre as novidades, fora as francesas já mencionadas, está o semifreddo de coco, uma textura de mousse leve gelado; a torta de maçã com frangipane (creme de amêndoas, extremamente utilizado na patisserie francesa); e a verrine de laranja com cacau e Cointreau que é sem lactose e com sabores específicos.
Drinks artesanais
Os drinks também entraram na mesma onda de novidades. O bartender Vinícius Serikyaku, elaborou seis drinks autorais com destaque para o La Varenne e para o Luigi, que apresenta textura diferente pela utilização de um purê artesanal e o aspecto frisante que o espumante confere ao drink frutado e refrescante.
Cardápio: disponível em português, ingles, francês e em braille.
Sobre o La Varenne - Inaugurado em 2014, o La Varenne já coleciona vários títulos e premiações. Em 2015, ganhou o prêmio Bom Gourmet como Melhor Restaurante de Curitiba, Melhor Cordeiro e Melhor Prato Principal. O espaço tem apostado em ingredientes especiais e novos pratos, buscando sempre a satisfação do cliente. O cardápio conta com mais de 50 opções de refeições da culinária franco-italiana, podendo ser harmonizadas com bons vinhos e drinks clássicos e autorais.
Serviço:
Local: Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4
Telefone para reservas: (41) 3044-6600
Horário: Segunda a sábado das 12h às 15h30 / Segunda a quinta das 19h às 23h e sexta e sábado das 19h às 24h. Domingo das 12h às 17h
Pagamento: Dinheiro ou Cartões Visa, Mastercard e American Express
www.lavarenne.com.br > instagram: @lavarenne1 > facebook: lavarenne.gastronomia