Combate à hipertensão
Alguns alimentos são importantes na ajuda do controle da doença
Você sabia que uma das formas de prevenção e tratamento da Hipertensão Arterial é por meio de uma alimentação adequada? “Alguns alimentos são aliados no controle da hipertensão, enquanto outros agravam o quadro” explica a nutricionista do programa de qualidade de vida do Hospital Santa Cruz, Ligia de Oliveira Carlos.
De acordo com as novas orientações da Sociedade Americana de Cardiologia, a hipertensão - a famosa e temida pressão alta - ocorre quando a pressão arterial é igual ou superior a 13 por 8, sistematicamente. A doença acontece devido à contração dos vasos nos quais o sangue circula e pode ser causada por vários motivos. É preciso ficar atento – os sintomas geralmente só aparecem quando o quadro já está em fase mais crítica, como dores de cabeça e no peito, por exemplo. “A recomendação é consultar regularmente um médico. Na maioria dos casos a hipertensão não ocasiona sintomas”, explica a gerente médica do Hospital Santa Cruz, Dra. Maria Inês Ramina. Se não for tratada, a hipertensão pode aumentar o risco de AVC e infarto, além de doenças renais.
Dieta DASH
A dieta DASH (Dietary Approach to Stop Hypertension) é considerada uma ferramenta eficiente no combate à hipertensão e ainda apresenta bons resultados na melhora de outros problemas de saúde, como propensão à diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade e doenças neurodegenarativas. O princípio da dieta é a redução do consumo de sódio, gordura saturada, açúcar refinado e industrializados.
Amigos
Existem alimentos indispensáveis no controle e na prevenção da elevação da pressão arterial. “A orientação é consumir fontes de magnésio, cálcio e potássio”, explica a nutricionista.
Confira a lista de alimentos que ajudam na prevenção da hipertensão:
· Folhosos de coloração verde-escura, castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e sementes (como de abóbora e girassol) são ricos em magnésio;
· Gergelim, aveia em flocos, folhas de couve e beterraba são ótimas fontes de cálcio;
· Banana, goiaba, feijão, melão, abacate, laranja, batata-doce assada e damasco são fontes naturais de potássio.
Vilões
No tratamento e prevenção da hipertensão, deve-se diminuir ao máximo os alimentos ricos em sal e sódio. Conheça os maiores inimigos da hipertensão:
· Carnes processadas, presunto, mortadela, bacon ou toucinho, salsicha, linguiça, hambúrguer, carne de sol, feijoada;
· Produtos enlatados;
· Queijos: parmesão e provolone (queijos duros e mais amarelos);
· Temperos industrializados, catchup, mostarda, maionese, embutidos, molho de soja (shoyu), molho inglês;
· Bolachas salgadas e doces recheadas;
· Salgadinhos chips;
· Pão francês;
· Margarina e manteiga com sal;
· Refrigerante, água com gás e suco de pacotinho;
· Sopas de pacotes, pó para pudim e flan;
· Lanches na rua: pizza, cachorro-quente, esfirra, salgados, x-saladas e outros;
· Produtos contendo glutamato monossódico, ciclamato de sódio, sacarina sódica e alginato de sódio devem ser evitados.