Como planejar a carreira e o futuro profissional com empregos CLT em queda e PJ em alta
“Pejotização” e automação são os principais desafios enfrentados pelos profissionais; especialista dá dicas de como se diferenciar na área
Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança significativa no mercado de trabalho, com uma diminuição progressiva dos contratos de trabalho sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nesse cenário de pejotização e automação em larga escala, torna-se cada vez mais importante que os profissionais busquem formas de se destacar no mercado, optando por uma formação sólida na área de gestão, que se consolida cada vez mais como uma das áreas mais abrangentes e multifuncionais.
O consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, explica que a gestão é uma área multifacetada que abrange desde a administração de recursos humanos e financeiros até estratégias de mercado e inovação, sendo uma área de fundamental importância para os profissionais atuais e do futuro. “Adotar uma carreira na área de gestão como primeira opção, ou buscar formação adicional, pode ser um diferencial importante para garantir o sucesso profissional em meio às transformações do mercado de trabalho, pois essa é uma formação que proporciona habilidades essenciais, que são altamente valorizadas pelas empresas. A capacidade de liderança, tomada de decisão estratégica, análise de dados, comunicação eficaz e pensamento crítico são apenas algumas das competências que os profissionais de gestão desenvolvem ao longo de suas jornadas acadêmicas e profissionais, e que são pontos que podem tanto alavancar uma carreira na área como podem ajudar a estruturar a gestão das suas microempresas (MEIs)”, conta.
Outro ponto a ser considerado é que a compreensão profunda dos princípios de gestão também permite aos profissionais adaptarem-se rapidamente às mudanças do mercado e anteciparem tendências futuras. “Com a automação cada vez mais presente em diversas áreas, os gestores são essenciais para interpretar dados, gerenciar equipes e desenvolver estratégias que maximizem o potencial das tecnologias emergentes. A pejotização, caracterizada pela contratação de profissionais como pessoas jurídicas em vez de funcionários CLT, requer uma abordagem diferente para o mercado de trabalho. Nesse contexto, os profissionais de gestão têm a vantagem de possuir uma visão abrangente das operações empresariais, o que os torna mais adaptáveis a esse modelo de contratação”, avalia o consultor.
Weiler afirma que a busca por uma graduação, MBA ou especialização em gestão pode oferecer uma vantagem competitiva significativa. “Esses programas fornecem conhecimentos aprofundados em áreas específicas da gestão, bem como oportunidades de networking valiosas com profissionais e líderes do setor. Além disso, muitos programas de MBA enfatizam o desenvolvimento de habilidades práticas por meio de estudos de caso e projetos reais, preparando os alunos para os desafios do mundo corporativo”, explica.
Dicas para ter sucesso na área de gestão em um mercado em transformação
1 - Invista em educação continuada
Busque constantemente oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional, seja por meio de cursos, workshops, ou mesmo uma segunda graduação ou MBA. A atualização constante é fundamental para acompanhar as mudanças do mercado.
2 - Desenvolva habilidades interpessoais
Além do conhecimento técnico, as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe são essenciais para os profissionais de gestão. Aprimore suas habilidades interpessoais para se destacar no ambiente corporativo.
3 - Esteja aberto à mudança
O mercado de trabalho está em constante evolução, e os profissionais de gestão precisam estar preparados para se adaptar às novas realidades. Esteja aberto a novas ideias, tecnologias e métodos de trabalho.
4 - Construa uma rede de contatos forte
O networking é fundamental para o sucesso na área de gestão. Cultive relacionamentos profissionais sólidos e esteja sempre disposto a colaborar e compartilhar conhecimentos com outros profissionais da área.
5 - Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado
Esteja sempre atento às tendências e inovações do mercado. Acompanhe notícias, estudos de caso e pesquisas relevantes para a sua área de atuação e utilize essas informações para tomar decisões estratégicas.