Como planejar a carreira para 2018 para se tornar um profissional de sucesso

Como planejar a carreira para 2018 para se tornar um profissional de sucesso

Especialista ensina técnica para atingir seus objetivos profissionais no próximo ano 

O ano está chegando ao fim e é hora de avaliar sua carreira: objetivos, metas e sucesso profissional. Os seus planos deram certo? Saíram do papel? O consultor de carreira da ESIC Business & Marketing School, Alexandre Weiler, acredita que um plano de carreira estruturado, com metas e objetivos, pode ser a chave para alcançar os desejos profissionais no próximo ano. “Não adianta ter metas impossíveis. Por exemplo, ser fluente em uma língua estrangeira se você nem começou a estudar. Não dá tempo! A meta deve ser realista e condizente com sua rotina”, afirma o especialista.

Segundo Weiler, para um plano de carreira é necessário definir quais são suas metas, onde quer chegar, o que gostaria de alcançar durante 1 ano, 3 anos e 5 anos. “Depois, para cada meta, o profissional deve traçar um plano de ações”, completa. O planejamento vai muito além do que o profissional quer para a sua vida. “Ele deve responder as perguntas quem, quando, onde e como sobre cada meta”, ensina, lembrando que o planejamento demanda trabalho, dedicação, atenção, mas em compensação aumenta significativamente as chances de sucesso.

Anote! Um planejamento de carreira eficaz tem objetivos, caminhos para chegar aos objetivos e prazos para atingi-los. Weiler acredita que é importante colocar no papel, deixar em um lugar de fácil acesso para que possa revisar com frequência, e fazer alterações sempre que necessário. “Leve em conta as potencialidades, os pontos a melhorar, as oportunidades e as ameaças. Elencar as potencialidades nos ajuda na motivação especialmente nos dias mais difíceis, identificar os pontos a melhorar ajuda a preparar um plano de ação para crescer e se aprimorar. Já identificar as oportunidades, garante a possibilidade de alinhar as competências a elas e assim aproveitá-las na íntegra - até porque oportunidades aparecem para todos, mas somente quem está preparado é que pode aproveitá-las. Por fim, identificar as ameaças permite antecipar a solução, no caso destas se concretizarem, e isso é muito positivo, pois decisões proativas tendem a ser melhores que as reativas, e deixam espaço para lidar uma parcela muito menor de situações inesperadas”, aconselha.

O consultor lembra que independente da meta, é necessário buscar conhecimento na sua área de atuação, com cursos rápidos, graduação, pós-graduação, ou módulos específicos conforme as necessidades de cada profissional. “Sempre que atingimos objetivos, ganhamos competências, experiência e conhecimento que facilitam a conquista de objetivos futuros”, afirma.

Weiler acredita que o bom profissional tem habilidades que vão além do conhecimento e técnica, como ser discreto com informações críticas, ser ético, ser discreto com informações críticas, saber a diferença entre autopromoção e marketing pessoal, ter coragem de assumir responsabilidades, ser esforçado e ir além do solicitado, buscar aprendizado contínuo e adaptabilidade, saber aprender com as próprias experiências e com feedbacks (mesmo os negativos), saber agir com entusiasmo e engajamento, amar o que faz e como faz, ser pontual e focado, administrar bem o tempo, saber ser e se desenvolver como líder e aprimorar a resiliência. “São habilidades essenciais para alavancar a carreira profissional, e também estruturar a vida pessoal”, finaliza.