Conforto para ter disposição no trabalho
Juliana Lahóz Arquitetura comenta sobre a importância da estrutura nos ambientes corporativos
Se você não é adepto do ‘home office’, provavelmente deve passar mais tempo no trabalho do que na sua própria casa, certo? E nada mais justo do que ter um local confortável, com toda a estrutura e ergonomia para realizar as tarefas diárias. Ao projetar um ambiente corporativo, é preciso colocar todas necessidades da empresa no espaço disponível, atendendo as legislações e normas do trabalho.
Segundo a arquiteta Juliana Lahóz, as normas do trabalho exigem que o local apresente estações de tamanho adequado, cadeiras com regulagens específicas, boa iluminação e temperatura entre 22º e 23º C. “Atendendo essas características do local de trabalho, o funcionário se sente melhor e tende a render mais para a empresa”, explica a profissional.
Independente se a empresa tem um perfil mais formal (como escritórios de advocacia) ou informal (agências de publicidade), o colaborador deve estar bem instalado e sentindo-se bem. A arquiteta comenta que no Brasil muitos escritórios ainda não estão cientes desses fatores e tendem a não investir tanto na estrutura, quando na verdade, esquecem que o bem estar do funcionário está diretamente ligado à produtividade e ao lucro para a empresa.
E qual seria a estrutura de um escritório ideal? Além das normas do trabalho, sistemas como piso elevado, forro modular e divisória piso-teto (mesclado com transparência em locais estratégicos) fazem toda a diferença. É preciso estar atento também com a acústica do local, para que os ruídos do ambiente não interfiram na concentração do funcionário. O recomendado nesse caso é criar divisórias ou até mesmo ilhas, de acordo com as atividades da empresa. Seguindo essas orientações, o conforto dos colaboradores será garantido e comprovado pelos bons resultados.
Sobre Juliana Lahóz Arquitetura:
Há 18 anos no mercado de arquitetura e decoração, Juliana Lahóz está a frente do escritório que leva seu nome, conhecido por oferecer toda a atenção para o cliente, atendendo as necessidades de cada projeto, além de ter como diferencial o acompanhamento e execução das obras. Juliana Lahóz é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, e tem especialização em Gerenciamento de Obras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.
Serviço:
Juliana Lahóz Arquitetura - CAU: A28553-6
Avenida Nossa Senhora da Luz, 499, em Curitiba (PR)
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 19h.