Cresce o número de mulheres e mães investidoras com foco no futuro familiar
Pesquisas destacam o papel da maternidade na decisão de investir, com uma preocupação no planejamento familiar e a segurança financeira de seus filhos
O levantamento recente realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha, apontou um aumento no número de mulheres brasileiras investidoras, crescendo 14% de 2021 a 2023 e mostrando aumento significativo pelo segundo ano consecutivo. Muitas das mulheres que impulsionam esses dados são mães que buscam criar uma segurança financeira e gerar uma tranquilidade para o futuro de seus filhos.
Para muitas delas, o primeiro contato com os investimentos surge no momento da descoberta de uma gravidez, ao optarem pela criação de reservas de emergência próprias, ou até mesmo a criação de investimentos de longo prazo para seus filhos. Outras mães optam, porém, por investimentos de curto prazo, como a realização de uma viagem em família ou até mesmo a compra de um patrimônio para seus filhos após a maior idade.
Ao pensar em iniciar uma carteira de investimentos, as mães devem, em primeiro lugar, definir seus principais objetivos, seja a compra de um patrimônio, seja a criação de uma reserva de emergência. Será esta definição de objetivo e valor do possível aporte que irá guiar suas próximas decisões. "O número de clientes mulheres em busca de investimentos que se adequam em suas realidades vem crescendo. Aqui na Mhydas temos acompanhado esse movimento. Mas de fato existe uma virada de chave na vida da mulher quando ela se torna mãe. A preocupação com o futuro mais estável para o filho é a principal demanda que recebemos. Entre os produtos mais procurados estão seguro de vida, consórcio e previdência privada ", explica André Bobek, especialista em planejamento financeiro.
Ainda segundo Bobek, não existe um investimento específico voltado para o cenário materno, mas algumas recomendações são importantes como diversificação da carteira e, até mesmo anterior a isso, procurar quem de fato possa auxiliar nesse sentido. "Ocorre que a preocupação com o futuro bate à porta, mas é preciso cautela. Primeiro é preciso entender, nem que seja pouco, sobre o produto que se está investindo. Depois deixar que alguém especializado auxilie, pois a vida materna exige bastante energia e é fato que a mulher, mesmo com o desejo de investir, no início, principalmente, não vai conseguir dedicar a atenção necessária que os investimentos merecem", argumenta o especialista.
De acordo com o especialista, o investimento financeiro iniciado pela mãe pode ser, inclusive, uma forma de educação da família e para a própria criança no futuro. “Precisamos fazer as novas gerações verem o dinheiro e, posteriormente, os investimentos como uma responsabilidade em suas vidas. Esta visão, aliada aos investimentos garantidos pelas mães, trará uma longevidade sustentável para elas”, completa.
Para as mães interessadas em investir, algumas possibilidades do mercado são CDB e Tesouro Direto a curto prazo, títulos públicos e fundos de investimento a médio prazo e ações e tesouro direto a longo prazo, devendo-se sempre analisar suas rendas, objetivos e possibilidades junto à assessoria de investimentos escolhida. "Outro fator importante são os valores de investimentos. Não recomendo investir um valor alto que comprometa o rendimento mensal, por exemplo, já que inúmeros gastos vão surgir nessa nova realidade. Os valores estabelecidos precisam se adequar a realidade de cada pessoa, entendendo suas necessidade e expectativas. Aqui na Mhydas, o MultiVersátil, por exemplo, que é conhecido como consórcio 2.0 pode ser utilizado como previdência e resgatado após 18 anos com correção, utilizado como investimento com a venda da carta contemplada com adição de 17 a 20% do valor ou aumento do patrimônio imobiliário com a aquisição de imóvel que, quando colocado para locar, paga o valor da prestação mensal, mas tudo necessita de alinhamento e estudo", finaliza André Bobek.
Sobre a Mhydas Planejamento Financeiro
A Mhydas Planejamento Financeiro está entre as empresas que mais crescem no Paraná e no Brasil. Com mais de 30 consultores financeiros, a empresa tem escritórios físicos em Ponta Grossa e em Londrina, no Paraná, e atuação a nível nacional. Fundada por André Bobek, consultor eleito melhor vendedor de seguro de vida no Brasil por dois anos consecutivos (2019, 2020), consultor financeiro TOP Global, eleito 11º melhor do mundo, recordista do “State Insurance Sales” e membro do Million Dollar Round Table (MDRT), a Mhydas atua na educação, planejamento e melhoria da qualidade de vida por meio de consultoria financeira e tem a patente do Consórcio Multi Versátil. A empresa também conquistou o reconhecimento Great Place To Work (GPTW) em 2023. Saiba mais em: https://mhydas.com.br/