Cuidado na arrumação da mesa: hobby que virou negócio

Cuidado na arrumação da mesa: hobby que virou negócio

Marcas e lojas de artigos para casa buscam parcerias com "meseiras" de todo o país para a divulgação de produtos 

Você já ouviu falar do termo "meseiras"? Esse é o nome pelo qual são conhecidas as mulheres que cultivam o hábito de decorar mesas de jantar - e que compartilham imagens das suas produções nas redes sociais. A atividade, que faz sucesso principalmente no Instagram, ganhou força nos últimos dois anos e deixou de ser apenas um hobby para se tornar também um mercado em ascensão. O interesse pela cultura da mesa posta tem chamado a atenção de grandes lojas e de marcas de artigos para casa, que buscam parcerias com meseiras de todo o país para a divulgação de produtos.

Herdeira do cuidado da mãe com a apresentação da mesa, a jornalista Nadyesda Almeida, 53 anos, de Curitiba, começou a postar fotos no Instagram no fim do ano passado, depois de vencer concurso promovido por um blog de meseiras. "A ideia era montar uma mesa de Natal com o tema xadrez. Foi a primeira vez em que entrei num concurso. Agora sempre participo quando tenho tempo", conta.

Para Nadyesda, montar mesas é somente um interesse pessoal. Mas há quem tenha feito do hábito uma profissão, como é o caso de Manuela Touma, londrinense de 43 anos. Após três anos postando imagens das suas produções no Instagram, neste ano Manuela lançou o site Receber com Charme, onde reúne dicas de decoração e de como receber bem. Além de estabelecer parcerias com marcas e lojas, ela passou a prestar consultoria sobre cuidados com a casa.

Interesse que virou negócio

A arquiteta Sandra Gorski Rego sempre gostou de colocar um "algo a mais" no momento de juntar prato + copo + talher. A paixão por mesas virou negócio no meio do ano passado, quando lançou uma marca/loja on-line de jogos americanos de papel junto com a sócia, Regina Santos. A Mesa Moderna tem jogos americanos para todos os gostos, dos mais discretos e neutros aos mais divertidos e coloridos (sem duvida, os preferidos das meseiras). Regina conta que já enviou peças para blogueiras e influenciadoras digitais de várias partes do país, que produzem mesas criativas com os produtos, postam as imagens e ajudam a divulgar a marca. Além disso, as próprias sócias montam mesas com os jogos da grife, como forma de inspirar os clientes.

De olho nesse movimento recente nas redes sociais, a Camicado,  rede de lojas especializada em casa e decoração, iniciou no ano passado alguns eventos com meseiras. Em novembro de 2015, um grupo de mulheres apaixonadas pela atividade se reuniu em uma loja da Camicado no Recife para ministrar uma oficina sobre produção de mesas natalinas. Em abril deste ano, uma parceria foi feita em Porto Alegre. "A Camicado valoriza muito essas parcerias, visto que o público das meseiras é o mesmo da Camicado, ou seja, na Camicado elas encontram os produtos para dar as mais diversas sugestões de montagem", afirma a empresa. Segundo a Camicado, a ação não tem interesse apenas financeiro; com os eventos, a rede também busca estreitar o relacionamento com as clientes.