Cuidando da saúde

Cuidando da saúde 

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, para conscientizar e alertar a todos sobre as principais doenças que podem atingir a população mundial. E, para manter a saúde em dia, especialistas recomendam o famoso check-up. Mais do que auxiliar no diagnóstico de qualquer doença, a série anual de exames exerce um papel muito importante na medicina preventiva. Afinal, se uma patologia é detectada logo no início, maiores as chances de tratamento e cura.

Os exames realizados em um check-uptraçam o perfil do metabolismo de cada indivíduo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial, que podem indicar ou não a existência de diabetes, além de apontar os índices de gordura do organismo. Exames laboratoriais, teste ergométrico, eletrocardiograma, radiografia, avaliação ginecológica ou urológica costumam ser bastante tradicionais nestas revisões. “Mas é o médico que determina quais exames devem ser realizados no check-up, normalmente após uma consulta minuciosa, para que seja possível fazer uma análise específica, de acordo com a idade, sexo e histórico de cada paciente”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas.

Além do jejum, alguns cuidados são necessários nos dias que antecedem a realização dos testes. “Uma taça de vinho no dia anterior pode alterar resultados. Porém, se o paciente toma uma taça de vinho todos os dias, ele deve manter o hábito”, explica Kozlowski, alertando ainda que a segunda-feira não é indicada para a realização docheck-up, pois os possíveis excessos com a alimentação durante o fim de semana podem modificar os resultados. No LANAC são realizados cerca de 10 mil check-ups por mês e 60% deles em mulheres.