Curitiba lança maratona empreendedora para varejo e serviços
Hackathon Retail + Service acontece de 26 a 30 de agosto, com o desafio de criar soluções e startups inovadoras para empresas dos setores mais afetados pela crise
Por meio de uma iniciativa inédita do Sebrae/PR, Universidade Positivo e ParkShoppingBarigüi, é lançado em Curitiba o primeiro Hackathon Retail + Service, uma maratona de empreendedorismo que visa estimular a criação de soluções e startups inovadoras em varejo e serviços. O projeto vai selecionar 30 participantes inscritos, entre designers, programadores e empreendedores, para uma semana inteira de workshops, treinamentos e visitas técnicas.
A programação acontece de 26 a 30 de agosto. Em cinco dias, os selecionados poderão participar de treinamentos na sede do Sebrae/PR em Curitiba, visitas técnicas a empresas e workshops nos laboratórios de varejo e serviços da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, com foco em startups, tendências do varejo, comportamento do consumidor, visual merchandising, tecnologia e inovação em serviços. As visitas técnicas serão guiadas e fechadas aos participantes. As empresas que apoiam o Hackathon Retail + Service são: Slaviero Full Jazz, Lafort, Inove, Condor, Confidence Cambio, Balaroti, C&A e Grupo Boticário.
Segundo a consultora do Sebrae/PR e coordenadora regional, do Programa Startup PR, Marielle Rieping, a intenção é que o participante se ambiente e detecte alguns problemas na rotina das grandes empresas do varejo e de serviços. "Ao diagnosticar os gargalos existentes em alguns processos, os participantes, com base em suas análises, podem propor sugestões de startups para resolver esses problemas, ou seja, as visitas técnicas são um diferencial nesta programação, já que o participante recebe os desafios e oportunidades diretamente da empresa apoiadora. É o ‘combustível’, o insumo primordial para um grande insight", descreve.
"A busca de soluções inovadoras com novos produtos e serviços é fundamental para o sucesso dos negócios. O Hackathon traz uma experiência extraordinária para a concentração de energias, usando todo o conhecimento adquirido pelos participantes para criar o novo, o inédito, o inusitado. E a Universidade Positivo (UP) está perfeitamente integrada neste tema e ação inovadora", completa Rogério Mainardes, diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UP.
O ponto alto do evento será no sábado, dia 29 de agosto, quando será montada uma arena de competição dentro do ParkShoppingBarigüi, onde os participantes colocarão em prática tudo o que vivenciaram nesses cinco dias e criarão as soluções em forma de startups. Tudo isso poderá ser acompanhado pelo público dentro do shopping.
Para o ParkShoppingBarigüi, ter a realização da etapa final do Hackathon nas suas dependências é uma oportunidade de conhecer as ações inovadoras que foram desenvolvidas ao longo do projeto. "O ParkShoppingBarigüi busca estar próximo das questões que tratam de inovação e trazer esse evento é uma associação positiva para o empreendimento", afirma Silvia Pires Omairy, gerente de Marketing do ParkShoppingBarigüi.