Dasa contrata de 110 profissionais trans em 2022

Dasa contrata de 110 profissionais trans em 2022

Processo de seleção é acompanhado por iniciativas inovadoras, como suporte psicológico, médico e apoio jurídico para mudança de nome social

A Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, encerrou 2022 com avanços importantes na promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade racial, aumentando substancialmente a representatividade de grupos diversos na empresa. Até dezembro, a companhia contratou 110 profissionais transexuais, 250 pessoas com deficiência e 67 negros para cargos de liderança. Essa evolução no time da companhia é acompanhada por programas inovadores de acolhimento aos colaboradores dentro do Dasa Cuida, além de capacitações para gestores se atualizarem e lidarem com as especificidades de cada time de forma cada vez mais inclusiva.

“Os talentos estão em todas as raças, idades, gêneros, etnias, corpos e orientações sexuais. Uma empresa representativa é fundamental para que os usuários da nossa rede integrada de saúde se sintam vistos e compreendidos. Além disso, a pluralidade de vozes e visões de mundo fomentam a inovação”, explica Fábio Rosé, Diretor-Geral de Pessoas e Cultura.

O número de contratações de profissionais trans, por exemplo, mais do que triplicou em relação a 2021, quando 32 colaboradores passaram a fazer parte do time da Dasa. As vagas afirmativas para esse grupo, em diversos níveis de hierarquia, foram divulgadas em todos os canais de comunicação digital da Dasa, além de redes sociais de gestores e recrutadores da empresa. Os postos de trabalho foram para as áreas de atendimento, técnica, assistencial e lideranças estratégicas.

O departamento de seleção e treinamento da Dasa tem uma célula exclusiva para atender os colaboradores de vagas afirmativas. Uma ação importante da área para a integração dos profissionais foi a criação de um plantão de dúvidas para as lideranças que recebem o candidato para as vagas afirmativas.

No plantão de dúvidas, a equipe oferece direcionamentos importantes, como o uso do nome social e o pronome correto, para garantir o atendimento adequado também na entrevista. Nosso objetivo é que toda a jornada, desde a divulgação da vaga até o período de acolhimento na empresa pós-contratação, seja de cuidado e inclusiva. Dentro desta jornada, o colaborador pode escolher, por exemplo, fazer a retificação do nome com o apoio jurídico do Dasa Cuida.

Rebecca Dias Lopes, de 19 anos, entrou em 2022 na Dasa como aprendiz para o time de Pessoas e Cultura e conta que se sentiu acolhida desde o primeiro momento.

“Sempre foi um sonho entrar no ambiente corporativo. Queria mostrar meu potencial, mas tinha muito medo de não ser aceita. Sei que pessoas trans em empresas são raras. Por isso, foi uma surpresa quando fui bem acolhida na Dasa, em um processo respeitoso que começou na seleção. Não adianta contratar uma pessoa diversa e não acolher, não fazer esse profissional se sentir parte do todo. Aqui, eu tenho abertura e voz para melhorar ainda mais o cenário para profissionais como eu”, conta.

Acolhe Trans

Uma das iniciativas inovadoras da área de Diversidade e Inclusão é o programa Acolhe Trans, uma linha de cuidado para colaboradores trans da Dasa que também está disponível como um produto para outras empresas que queiram ter iniciativas para promover a tomada de decisões mais seguras para esse público. O intuito é oferecer um cuidado acolhedor e longitudinal em saúde, com equipes qualificadas para lidar de modo integral com diversidade de gênero, incluindo protocolos para mudanças corporais, através da hormonização, e atuação em rede de saúde.

O programa é monitorado a partir de 5 indicadores: Número de pacientes engajados no Programa Cuidado Integral Trans; Consultas realizadas; NPS - experiência do paciente; Número de pacientes inseridos em hormonização e Número de pacientes encaminhados a cirurgias de modificação corporal.

O início dessa jornada acontece nas clínicas da Dasa, nas quais o colaborador é atendido por especialistas treinados para atuação com o público trans. São médicos de família e equipes de enfermagem presentes do início ao fim do tratamento. A premissa é que esse grupo se sinta à vontade e confortável para procurar um atendimento apropriado e verdadeiramente acolhedor.

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 1.000 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio de seu assistente digital de saúde, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.
Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: https://dasa.com.br/