Dia da escola
Um espaço de aprendizagem, que propicia a troca de conhecimentos, valores e a convivência. Muito mais do que salas, carteiras, lousas e apostilas, a escola, segundo o escritor Rubem Alves, "existe para dar aos pássaros coragem para voar". A fim de celebrar o dia desta instituição que desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, a Escola Atuação preparou uma série de atividades especiais.
Reforçando a função social da escola, a Atuação realiza nesta terça-feira, dia 15 de março, seu tradicional bazar de uniformes usados. A própria escola se encarrega de lavar as peças e retirar possíveis bordados com nome dos alunos. Cada item será comercializado por apenas R$ 7,00. "A ideia é promover a economia e incentivar a reutilização dos uniformes usados em bom estado, já que as crianças crescem muito rápido e logo a roupa não serve mais. Realizamos o bazar em anos anteriores e sempre é um sucesso. Formamos filas de pais interessados em adquirir as peças e praticar o consumo sustentável”, conta Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.
Outra ação pensada para a data é uma panfletagem sobre carona solidária. "Temos muitos pais que fazem o mesmo trajeto e que poderiam iniciar um esquema de carona para facilitar o dia a dia e, principalmente, praticar economia e sustentabilidade", explica a psicopedagoga. Além de reduzir congestionamentos, índices de poluição e gastos com combustíveis, a prática incentiva a socialização.
A Escola Atuação ainda aproveita a data para dar início às visitas do projeto Corrente do Bem - os estudantes visitam as residências de famílias carentes para levar doações de alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene, e também para ouvir dos moradores as suas necessidades e os principais problemas que enfrentam no dia a dia. A ideia é que os alunos, das turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, possam encontrar soluções para prestar apoio às famílias. “Esse trabalho é muito importante no relacionamento da escola com a comunidade. Além disso, conseguimos envolver os alunos nas questões sociais. Se colocar no lugar do outro é uma das grandes virtudes e habilidades que devemos ensinar para as crianças”, revela Esther.
Data: dia 15 de março
Local: Escola Atuação – Sedes Boqueirão e Santa Quitéria