Dia do Consumidor: Cinco estratégias (além das promoções) para colocar em prática e conquistar o cliente  

Dia do Consumidor: Cinco estratégias (além das promoções) para colocar em prática e conquistar o cliente

*Por Éder Medeiros, Diretor do Melhor Envio

Considerado a Black Friday do primeiro semestre do ano, o Dia Mundial do Consumidor, comemorado na próxima quarta-feira, 15, é visto pelos empreendedores como uma forma de movimentar o comércio e impulsionar as vendas dos negócios. Entretanto, esse não foi o verdadeiro motivo por trás do surgimento da data. A comemoração tem origem nos Estados Unidos, onde, em meados da década de 1960, o então presidente do país, John Kennedy, salientou em um discurso a importância de garantir direitos aos consumidores. Após a fala, diversas medidas foram tomadas para proteger os compradores no país e no restante do mundo.

Hoje, a data virou sinônimo de promoção, o que é ótimo para os consumidores, mas o período também é o momento ideal para as empresas avaliarem como está toda a experiência do cliente em seus negócios. Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, 47% das pessoas entrevistadas disseram que estão dispostas a pagar mais por uma experiência de compra que superasse as suas expectativas. Ou seja, se o seu negócio providenciar um ótimo momento ao cliente, ele não se lembrará de você apenas pela promoção.

Mas qual a melhor forma para fazer isso? Deixo aqui 5 estratégias diferentes de conquistar o público além do preço:

O cliente deve estar no centro da estratégia

O principal objetivo do seu negócio deve ser pensado para o bem do consumidor e não voltado apenas ao lucro da empresa. Para colocar isso em prática é preciso conhecer o seu público. Então, se coloque no lugar do cliente, reflita sobre os motivos dele fazer negócio com o seu empreendimento e ofereça aquilo que ele está procurando. Nessa estratégia, também é fundamental analisar a concorrência para ter referências de como ela conquista (ou até erra) com o público.

Observe como está o funcionamento do seu negócio

Após entender as necessidades e desejos do seu público, siga no papel do consumidor e teste a navegação de seu site ou mesmo o ambiente de uma loja física. A ideia é sentir na pele os acertos e dores do seu empreendimento. Se você tem um negócio online, invista na usabilidade do seu site ou em uma boa plataforma de e-commerce, que entregue navegação otimizada para celulares, checkout prático e carregamento rápido. As compras via mobile ganharam o gosto da população, então, é essencial que seu negócio também opere nesse tipo de aparelho. O mesmo acontece para os espaços físicos.

Tenha um sistema de atendimento ágil, eficaz e humanizado

Em tempos de grandes tecnologias, as pessoas priorizam agilidade e eficácia no atendimento. Os chats robotizados, por exemplo, facilitam a vida dos empreendedores, mas não cumprem totalmente o lugar de uma pessoa. A dica é unir os bens. Invista em bons funcionários e os incentive a serem representantes dos valores da companhia. O atendimento precisa ser um reflexo da sua empresa.

Crie e antecipe soluções para as necessidades dos clientes

No Melhor Envio, por exemplo, nosso principal objetivo é otimizar a gestão de frete para empreendedores virtuais. Por isso, estamos constantemente estudando novas maneiras de facilitar esse processo. Nos últimos meses, lançamos programas de vantagem, centros de coleta e distribuição de encomendas e outras tecnologias, como o Melhor Rastreio. Uma dica é fazer pesquisas internas com seu público para entender quais dores seu negócio ainda não solucionou, mas que podem ser colocadas no papel.

Preste atenção no pós-venda

Para fidelizar mais clientes após o Dia Mundial do Consumidor é essencial entregar uma experiência de pós-venda que atenda as necessidades. Por isso, aposte em iniciativas como: dar atenção especial aos chamados de reclamação, não deixar nenhum cliente sem resposta, retornar as mensagens o mais rápido possível, fazer um pós-venda ativo entrando em contato com a pessoa para conferir se ela está satisfeita com o produto e serviço prestado e garantir uma logística reversa eficiente.

Para quem for fazer promoções na data (o que é muito válido), lembre-se: de nada adianta preparar uma boa campanha de marketing para a data e não oferecer ofertas de verdade. Por isso, crie promoções para o Dia do Consumidor atrativas e reais. Não implemente, em hipótese alguma, práticas irregulares e fraudulentas. Além de manchar a reputação da sua loja, propaganda enganosa é crime e pode prejudicar muito o seu negócio.

Sobre a empresa

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.