Dieta cetogênica: emagrecimento rápido e saúde total
A dieta cetogênica prioriza o consumo de gorduras e proteínas, e coloca o corpo para gerar energia a partir da gordura ingerida, em vez de usar carboidratos. A médica da Eden Clinic, Márcia Simões, explica que quando ingerimos carboidrato, ele se transforma em açúcar (glicose) no organismo e usamos ele para produzir energia para que o corpo funcione. “A ausência de ingestão de carboidratos faz com que o organismo passe a usar como combustível a gordura dos alimentos e também a gordura presente no nosso corpo. Depois de um determinado período sem a ingestão de carboidrato, que varia de algumas horas a alguns dias dependendo do organismo de cada pessoa, entramos em cetose, que é quando o corpo passa a usar de fato a gordura como energia”, afirma a médica.
Segundo ela, o estado de cetose aumenta o metabolismo, o gasto calórico e a taxa metabólica basal - quantidade mínima de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso. “Como a energia passa a vir da gordura, o resultado é a perda de peso rápida e eficaz – pois ocorre a diminuição de gordura do organismo”, explica. “A dieta proporciona também aumento de massa magra pela ingestão de proteínas”, completa.
A médica lembra que para fazer uma dieta cetogênica é necessário uma avaliação e acompanhamento médico. “É preciso realizar exames e avaliar a composição corporal de cada um para ver se a dieta se encaixa no estado de saúde do paciente”, afirma. Segundo Márcia, a dieta cetogênica pode ser feita por longos períodos, inclusive algumas pessoas adotam como um estilo de vida, e a partir de qualquer idade. A contraindicação é para pessoas que possuem hábitos alimentares muito ruins, obesidade e podem sentir hipoglicemia ao iniciar essa dieta bruscamente, necessitando de um período de adaptação antes, com uma dieta low carb por exemplo.