Do minimalista ao boho, PBFW apresenta outono/inverno democrático

Do minimalista ao boho, PBFW apresenta outono/inverno democrático

Tecidos esportivos, jeans, camurças e alfaiataria são as apostas para as próximas estações do ano

 

A primeira edição do Pátio Batel Fashion Walk, que tem curadoria da revista Harper’s Bazaar, mostra que as tendências de outono/inverno 2016 seguirão democráticas. Na passarela, a versatilidade está na mistura de estilos, tecidos e cores que acompanham as temperaturas amenas dos próximos meses.

Com desprendimento, a moda com pegada esportiva e de alfaiataria se mesclam e deixam as produções mais modernas. Calças bem recortadas e com tecidos estruturados são combinadas com a versatilidade do tênis e de botas mais pesadas, tradicionalmente associados ao street style. O clássico é reforçado na escolha das cores sóbrias, como preto, branco, cinzas, azuis e vermelho.

Recortes estratégicos, ilhós e amarrações agregam detalhes às peças, que mesmo assim mantém a inspiração clean do minimalismo. Os casacos pesados, como os trench-coats, ganham comprimentos que ajudam a alongar o corpo. A luxuosidade prática se faz presente nas golas altas (é o retorno definitivo da turtleneck!) e nos recortes mídi e cropped.

Grafismo, listras, quadriculados, xadrez e estampas africanas voltam transmitindo elegância. As estampas étnicas e flower power, que passam pelo folk e pelo boho até chegarem às peças inspiradas nos anos 1970, reforçam a imagem do hippie chic. Tecidos leves e com transparência interagem com a versatilidade e jovialidade do jeans, a aparência invernal da camurça e o toque macio dos tricôs.

Nas cores, os tons terrosos também conquistam espaço: mostarda, terracota e caramelo refletem calor nas estações mais frias. Para as tendências de coquetel, a marsala, cor que tomou conta do ano passado, continua imperando. Ao lado dela, o rosé quartz e o serenidity, do pantone deste ano, dão graciosidade e descomplicam as produções.