Eletron Energia anuncia composição do Conselho de Administração após listagem na BEE4
Para adequar-se ao mercado de capitais, empresa de eficiência energética reforça seu compromisso com transparência na gestão
A Eletron Energia S.A., empresa paranaense de eficiência energética, anuncia a composição de seu Conselho de Administração. Criado em 2023, o órgão tem o intuito de aprimorar a governança corporativa e ajudar a empresa para continuar crescendo e atendendo os requisitos do mercado de capitais.
A formação do Conselho de Administração, com profissionais de experiência e renome, é um passo importante após a listagem da Eletron na BEE4. Essa plataforma viabiliza o acesso de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) com alto potencial de crescimento ao mercado de capitais. Com a listagem na BEE4 em março, a Eletron se tornou a primeira empresa da Região Sul a fazer parte do pioneiro mercado regulado de ações tokenizadas para PMEs no Brasil.
"Com um Conselho de Administração de peso, a Eletron Energia reforça seu compromisso com a transparência e a qualidade da gestão, proporcionando aos investidores maior segurança e confiança em nosso crescimento sustentável", afirma Ricardo Kenji, que é fundador da Eletron Energia, ex-executivo de multinacional e agora atua como membro do Conselho de Administração da Companhia.
Confira a relação dos membros do Conselho de Administração da Eletron Energia:
Francisco Luiz Peça é ex-executivo da multinacional Bunge Alimentos e conselheiro certificado pela Fundação Dom Cabral (FDC);
Marcos Douglas Morgado é head de pessoas e infraestrutura do Ifood e tem experiência em empresas como a Tupy;
Ricardo Kenji Wojitani é fundador da Eletron Energia, ex-executivo de multinacional e conselheiro certificado pela FDC;
Rodrigo Fiszman Igrejas Lopes é sócio e presidente do Conselho da BEE4 e cofundador Grupo Solum. Foi sócio e líder de Gestão de Patrimônio da XP, e sócio na Real Assets Family Office;
Thiago Fieker Freiberger é Wealth Planner com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, certificado como conselheiro pela FDC e conselheiro do Sicoob e da Tarobá Construções;
Thiago Monho Mercadante é sócio da BRR, empresa que atua no mercado de capitais operando Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs). É investidor da Eletron Energia desde 2020.
Segundo Kenji, a direção da Eletron buscou conselheiros com diferentes expertises, que pudessem contribuir para os desafios da companhia. “Ficamos contentes em ter um time tão experiente nesta nova fase como companhia de capital aberto. Temos muitos desafios pela frente, e certamente um conselho experiente nos ajudará no crescimento sustentável da empresa”, diz Kenji.
Conselho de Administração protege interesse dos acionistas
O Conselho de Administração é um órgão colegiado que define diretrizes estratégicas, supervisiona a gestão executiva e protege os interesses dos acionistas. Ele é composto por membros eleitos pela assembleia-geral. Suas funções incluem definir estratégias de longo prazo, monitorar o desempenho da diretoria, aprovar grandes investimentos e garantir conformidade com normas e regulamentações.
Além disso, a diversidade de experiências dos conselheiros torna as decisões estratégicas mais bem fundamentadas e alinhadas com os objetivos de longo prazo. A supervisão contínua e a obrigação de prestação de contas aumentam a transparência das operações. O conselho também ajuda a identificar e mitigar riscos, protegendo os interesses da empresa e dos acionistas.
Eletron tem histórico de boas práticas de governança
O diretor da Eletron destaca que a criação do Conselho de Administração reforça o compromisso histórico da empresa com a boa gestão de negócios. “Isso nos permitirá atender às exigências regulatórias e a elevar nossos padrões de governança, que já são bastante consistentes", afirma Ricardo Kenji.
Desde o início das operações, a Eletron investe em boas práticas de gestão. Inclusive, desde 2020, o balanço da organização passou por diversas auditorias - sendo da EY, que está entre as mais reconhecidas do mundo, uma delas. Além dessa transparência e prestação de contas, implementação da Governança Corporativa trouxe diversas melhorias como: melhor gestão de riscos; melhor desempenho financeiro; atração de investidores e capitais; gestão de conflitos de interesses, inovação e sustentabilidade; e, no quesito controles internos, a empresa adotou sistema de ERP (SAP).
Fundada em 2015, a Eletron Energia atua no segmento de eficiência energética, com soluções personalizadas para empresas e indústrias. Com 159 projetos realizados e presença em 30 municípios do Paraná e Santa Catarina, a empresa busca agora consolidar sua posição no mercado de capitais e continuar seu trajeto de crescimento sustentável.