Em tempos de crise, opção de passeio próximo de casa ganha mais adeptos
Roteiro de turismo rural na região metropolitana de Curitiba é de fácil acesso e tem preços competitivos; há a opção de passeio com ônibus da linha turismo e com guia turístico
Mais um feriado se aproxima. No dia 21 de abril, é celebrado Dia de Tiradentes, mártir do Brasil. A data, neste ano, cai em uma quinta-feira: feriadão prolongado, perfeito para aproveitar e sair da rotina. Porém, em tempos de crise, sair viajar com a família ficou mais caro e pesa no orçamento. Mas não é por conta disso que não se pode aproveitar. Há várias opções de lazer e passeios divertidos próximos de casa, com baixo custo. A poucos quilômetros de Curitiba, o roteiro de turismo rural Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, é uma excelente opção para quem deseja se “desligar” dos problemas da cidade, aproveitar o contato com a natureza, apreciar uma boa comida colonial e, claro, degustar os tradicionais vinhos produzidos na região. Tudo isso com um preço justo, que cabe no bolso e viável para fazer em família.
O roteiro surgiu após um incentivo da prefeitura de São José dos Pinhais para promover o turismo da região, que já era conhecida pela produção artesanal de vinhos e demais produtos coloniais, fruto da tradição das famílias que há anos moram na região conhecida como Colônia Mergulhão. Segundo a presidente da Associação dos Produtores do Caminho do Vinho – Acavim, Bernadete Scrobote, todos os empreendimentos estarão abertos nos dias de feriadão. “Já estamos com toda a estrutura preparada para receber os turistas, para conhecerem um pouco mais do nosso vinho, dos empreendimentos, da nossa gastronomia e dos diversos produtos que produzimos aqui”, revela Bernadete.
O passeio pode começar com uma boa pescaria: há dois pesque e pague no roteiro. Depois, é hora de degustar o vinho colonial, produzido em uma das nove vinícolas do Caminho do Vinho. Além do vinho, pode-se degustar salame e queijo, também produzidos na região. Na hora do almoço, a opções para todos os gostos: desde o tradicional churrasco, com costela fogo de chão, até a comida colonial, preparada com ingredientes locais no fogão a lenha. E para fechar o circuito, termine a tarde com um delicioso café colonial, regado a pães, bolos e tortas com gostinho de casa da vovó.
Dentro do roteiro, ainda tem passeios com mini pôneis – para a alegria das crianças, produtos coloniais para levar para casa e artesanato. Pelo site www.caminhodovinho.tur.br, é possível confirmar em cada estabelecimento os horários de funcionamento, assim como valores. Para quem está em Curitiba e região, o passeio pode ser feito de carro, tranquilamente.
Linha Turística e passeio guiado ajudam turistas
Mas, se desejar, a uma linha de turismo, de ônibus, exclusiva no roteiro, para aproveitar tudo isso com muita qualidade e segurança, uma das opções é conhecer o roteiro com a Linha Turismo Caminho do Vinho.
O passeio, com duração de cinco horas, é realizado em um ônibus personalizado do roteiro, com guia trajando roupas italianas, que explica toda a história do Caminho do Vinho, desde seu surgimento, passando pelos seus vários empreendimentos. O roteiro surgiu junto com a imigração de famílias vindas da Itália e que se instalaram na região, mantendo vivos os costumes e tradições.
Além de conhecer as belezas naturais, o turista aprende sobre todo o processo de produção de vinho, além de degustar gratuitamente a bebida em várias adegas ao longo do percurso. O roteiro ainda conta com paradas estratégicas para um café colonial ou almoço. Ao todo, são oito paradas no roteiro, para os turistas aproveitarem e levarem um pouquinho dos sabores do Caminho do Vinho para casa. A cada final de semana, os locais visitados são diferentes.
Segundo Rosana Pissaia, a guia turística que acompanha o passeio, conhecer o roteiro com um guia de turismo torna o passeio mais confortável e seguro. “O turista, que não conhece a região, se sente mais tranquilo em não precisar ir de carro. E para quem vem de outros estados, essa é a melhor opção para conhecer o roteiro. Além disso, as degustações de vinho podem ser feitas à vontade, sem se preocupar em voltar dirigindo para casa”, analisa Rosana, que há nove anos conduz os passeios turísticos da linha no roteiro rural.
Reservas:
As reservas para o passeio devem ser feitas até a sexta-feira que antecede o passeio, pelo e-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pelos telefones (41) 3283-3204, 9193-2708 e 9667-7449.
Serviço e mais informações:
Caminho do Vinho – Roteiro de Turismo Rural em São José dos Pinhais