Enfermeira paranaense cria história em quadrinhos para ensinar sobre queimaduras
O projeto foi vencedor do Prêmio Top Inovação Uninter na categoria Educação
A cada ano, cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Deste total, mais de 27 mil casos vem a óbito. Pesquisas indicam que 90% dos incidentes são evitáveis. Atenta a estes altos índices, a enfermeira Carolina Rodrigues Milhorini, desenvolveu um projeto educativo de Histórias em Quadrinhos (HQ) que visa ensinar sobre prevenção e primeiros socorros a queimaduras.
“Assusta saber que algo tão fácil de prevenir ainda mata tantos adultos e crianças. Desta forma, a HQ tem por objetivo ensinar sobre o tema de maneira lúdica, simplificando conceitos tão complexos. Além disso, pensamos em um material de baixo custo, para que pudéssemos alcançar o maior número de pessoas”, explica Carolina.
Por enquanto, o material impresso está sendo disponibilizado no Hospital Universitário de Londrina/PR – cidade que ela concluiu sua especialização, e que o utiliza em campanhas de prevenção e primeiros socorros a queimaduras. A cartilha também pode ser acessada de forma on-line através link: queimadurasnuncamais.blogspot.com. Porém, segundo a enfermeira, o objetivo é expandir a ideia por meio de parcerias com outros hospitais, prefeituras e escolas, para disseminar conhecimento a quem mais precisa.
O HQ conta a história da Ana, uma personagem infantil que participa de um passeio escolar e acaba vivendo uma aventura com diversas situações cotidianas que podem levar ao risco de queimaduras. O material ensina os principais tipos de acidentes e como preveni-los, além de orientação sobre telefones úteis de segurança pública em casos de emergência.
Prêmio Top Inovação Uninter
Em sua segunda edição, o Prêmio Top Inovação desenvolvido pelo Centro Universitário Internacional Uninter em parceria com a Fundação Wilson Picler, tem como objetivo dar visibilidade, incentivar e aprimorar projetos que tragam soluções inteligentes e criativas para o desenvolvimento socioeconômico do país.
O projeto “História em Quadrinhos (HQ) sobre prevenção e primeiros socorros às queimaduras” foi vencedor na categoria Educação.