Escola adota momentos de relaxamento entre as aulas
20 minutos. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esse é o tempo que o professor perde em sala para acalmar os alunos e, assim, começar a transmitir conteúdos. O estudo, que ouviu educadores de 33 países, revelou que o Brasil é o país no qual o professor perde mais tempo de aula.
A fim de incorporar momentos de calma e serenidade na rotina corrida das crianças, a Escola Atuação incluiu em sua grade aulas de Relaxamento e Consciência Corporal. Uma vez por semana, os alunos do 3º ao 7º ano realizam exercícios de respiração, alongamento, flexibilidade, equilíbrio e postura pensados pela equipe de Educação Física da instituição.
Além de desenvolver a noção corporal, a atividade acalma, reduz o stress, melhora a capacidade de concentração e o foco mental dos alunos. "Brincar, pular, correr, gritar. As crianças não param um minuto, então criamos estas aulas buscando diminuir a ansiedade dos pequenos. Já estamos sentindo a diferença de comportamento em sala de aula e acreditamos também que o relaxamento vai contribuir para o desempenho escolar", explica Esther Cristina Pereira, psicopedagoga e diretora da Escola Atuação.