Escola de negócios recebe comitê da UFMG para discutir sobre implementação de tratamento sanitário sustentável
As reuniões e palestras tratam a conscientização da importância do assunto
Nos dias 18 e 19 de dezembro, o ISAE – Escola de Negóciosrecebeu o comitê gestor do Instituto Nacional de ciência e Tecnologia (INCT) em ETEs Sustentáveis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O grupo veio à Curitiba para uma série de reuniões sobre articulação e alinhamentos para o desenvolvimento de atividades voltadas à criação de estações de tratamento de esgoto sustentável.
As reuniões aconteceram na Sanepar e trataram de temas como eventos técnicos e de conscientização da população sobre o esgoto, utilização de energia, biogás e lodo. Também no dia 18, o ISAE sediou uma palestra com o Prof. Chernicharo sobre o projeto e importância dessas iniciativas. Estiveram presentes professores, alunos e pesquisadores do tema de diversas instituições.
Sobre o INCT
O ISAE, por meio de seu programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. O projeto tem duração de 5 anos e é financiado por: MCTI/ CNPq/ CAPES/ FAPs.
O objetivo do projeto é conceber um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, a partir das seguintes bases:
· formação de recursos humanos qualificados para atuar na área;
· realização de pesquisas básicas e aplicadas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valorização dos subprodutos do tratamento;
· transferência de conhecimento para a sociedade, para o setor empresarial e para o governo.