Escola de negócios recebe comitê da UFMG para discutir sobre implementação de tratamento sanitário sustentável

Escola de negócios recebe comitê da UFMG para discutir sobre implementação de tratamento sanitário sustentável

As reuniões e palestras tratam a conscientização da importância do assunto 

Nos dias 18 e 19 de dezembro, o ISAE – Escola de Negóciosrecebeu o comitê gestor do Instituto Nacional de ciência e Tecnologia (INCT) em ETEs Sustentáveis, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O grupo veio à Curitiba para uma série de reuniões sobre articulação e alinhamentos para o desenvolvimento de atividades voltadas à criação de estações de tratamento de esgoto sustentável. 

As reuniões aconteceram na Sanepar e trataram de temas como eventos técnicos e de conscientização da população sobre o esgoto, utilização de energia, biogás e lodo. Também no dia 18, o ISAE sediou uma palestra com o Prof. Chernicharo sobre o projeto e importância dessas iniciativas. Estiveram presentes professores, alunos e pesquisadores do tema de diversas instituições. 

Sobre o INCT 

O ISAE, por meio de seu programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. O projeto tem duração de 5 anos e é financiado por: MCTI/ CNPq/ CAPES/ FAPs. 

O objetivo do projeto é conceber um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, a partir das seguintes bases:

·        formação de recursos humanos qualificados para atuar na área;

·        realização de pesquisas básicas e aplicadas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valorização dos subprodutos do tratamento;

·        transferência de conhecimento para a sociedade, para o setor empresarial e para o governo.