Estudantes de Direito de quatro países se reúnem em Curitiba
VIII Curitiba Pre-Moot acontece na Universidade Positivo nos dias 4 e 5 de março
Curitiba recebe nos dias 4 e 5 de março o VIII Curitiba Pre-Moot, evento realizado pela Universidade Positivo (UP) e voltado a preparação para o 23º Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, maior competição de arbitragem simulada do mundo. O encontro oferece discussões semelhantes a do Vis Moot, que acontece anualmente em Viena, promovendo uma fiel reprodução de como funciona uma audiência em uma arbitragem internacional.
Neste ano, o evento vai reunir 22 equipes das principais instituições de ensino do país – UP, Mackenzie, UFMG, USP, UFRGS, entre outras -, além de três universidades estrangeiras, University of Miami (EUA), Universidad de Buenos Aires (ARG) e Universidad Catolica de Chile (CHL). No primeiro dia de evento, as equipes terão quatro confrontos, sendo que dois alunos atuam como demandantes e outros dois como demandados. Em cada disputa, são atribuídas notas para os oradores e, ao final, com as notas apuradas, as oito melhores equipes passam para a fase eliminatória (quartas de final, semifinal e a final), que acontece no sábado.
Para o coordenador do Pre-Moot e professor de Direito da UP, Fernando Breda Pessôa, a Universidade Positivo tem um papel de destaque na competição. “Além de ser a mais importante competição preparatória para o Vis Moot realizada no Brasil, é a mais importante também na América Latina e é reputado como um dos 15 melhores pre-moots de todo o mundo, segundo o Unnoficial Guide for the Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, publicado anualmente pela Hart Publishers e pelo escritório Baker&MacKenzie”, explica.
O mercado de arbitragem no Brasil é crescente, sendo que o país é um grande protagonista no cenário internacional. “O Brasil fica entre o 4º e 7º que mais utiliza a arbitragem no comércio internacional, além de ser o 5º país que mais tem universidades competindo no Vis Moot”, ressalta. Além da questão prática e realista, o coordenador destaca a oportunidade que os estudantes têm de interagir e conhecer outros profissionais da área.