Estudantes paranaenses representam Brasil em evento científico na Sérvia

Estudantes paranaenses representam Brasil em evento científico na Sérvia

Projeto que auxilia mulheres vítimas de assédio foi selecionado entre trabalhos de todo o país

Sete projetos brasileiros vão representar o país no International Conference of Young Scientists (ICYS), na Sérvia. Entre eles, o "SOS People - Sua Omissão não Salva Pessoas", elaborado por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo, de Curitiba. As estudantes Eduarda Rossi e Lara Prado farão parte da Delegação Brasileira de Pesquisa Científica na edição 2018 do evento, em Belgrado.

O projeto, orientado pela professora Cláudia Morgenstern e que ficou conhecido após a Mostra de Soluções para Uma Vida Melhor, do Positivo, é um aplicativo que tem como objetivo constranger assediadores e auxiliar vítimas em situações de risco. O sistema é acionado por um botão discreto, que se conecta ao celular por bluetooth e, ao ser apertado uma vez, faz com o que o telefone celular emita um sinal silencioso. “Neste caso o alarme não é ativado e apenas a notificação é enviada aos familiares, junto com um link com a localização do celular”, explica Lara. No caso de dois toques, o alarme sonoro é ativado. “Como o sinal é bem alto, as pessoas em volta olham e o assediador é obrigado a parar”, reforça Eduarda. Além do alarme, o telefone também envia uma mensagem de texto aos familiares e amigos cadastrados na plataforma, avisando que a remetente corre algum risco.

Para representar o Brasil no ICYS, as alunas participaram de uma seleção online, na qual foram inscritos projetos científicos de todo o Brasil. Elas tiveram que elaborar uma defesa e participar de uma entrevista por vídeo-chamada em inglês para a classificação. Inicialmente, apenas dois projetos seriam selecionados, mas, segundo a organização brasileira, “o nível dos projetos foi tão incrível” que resolveram selecionar três. Esta será a 25ª edição do ICYS, marcada para os dias 15 a 21 de abril de 2018. Todas as informações sobre o processo de formação da delegação brasileira estão disponíveis no site https://www.icysbr.com/.