Estudantes paranaenses representam Brasil em evento científico na Sérvia
Projeto que auxilia mulheres vítimas de assédio foi selecionado entre trabalhos de todo o país
Sete projetos brasileiros vão representar o país no International Conference of Young Scientists (ICYS), na Sérvia. Entre eles, o "SOS People - Sua Omissão não Salva Pessoas", elaborado por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo, de Curitiba. As estudantes Eduarda Rossi e Lara Prado farão parte da Delegação Brasileira de Pesquisa Científica na edição 2018 do evento, em Belgrado.
O projeto, orientado pela professora Cláudia Morgenstern e que ficou conhecido após a Mostra de Soluções para Uma Vida Melhor, do Positivo, é um aplicativo que tem como objetivo constranger assediadores e auxiliar vítimas em situações de risco. O sistema é acionado por um botão discreto, que se conecta ao celular por bluetooth e, ao ser apertado uma vez, faz com o que o telefone celular emita um sinal silencioso. “Neste caso o alarme não é ativado e apenas a notificação é enviada aos familiares, junto com um link com a localização do celular”, explica Lara. No caso de dois toques, o alarme sonoro é ativado. “Como o sinal é bem alto, as pessoas em volta olham e o assediador é obrigado a parar”, reforça Eduarda. Além do alarme, o telefone também envia uma mensagem de texto aos familiares e amigos cadastrados na plataforma, avisando que a remetente corre algum risco.
Para representar o Brasil no ICYS, as alunas participaram de uma seleção online, na qual foram inscritos projetos científicos de todo o Brasil. Elas tiveram que elaborar uma defesa e participar de uma entrevista por vídeo-chamada em inglês para a classificação. Inicialmente, apenas dois projetos seriam selecionados, mas, segundo a organização brasileira, “o nível dos projetos foi tão incrível” que resolveram selecionar três. Esta será a 25ª edição do ICYS, marcada para os dias 15 a 21 de abril de 2018. Todas as informações sobre o processo de formação da delegação brasileira estão disponíveis no site https://www.icysbr.com/.