Excesso de peso da bolsa afeta a coluna
Uso inadequado e exageros geram problemas
Querer carregar a vida na bolsa é algo comum entre as mulheres. Na rotina da vida moderna é possível encontrar agenda, smartphone, maquiagem, remédios, carteira, lenços úmidos, nécessaire com perfume e escova de cabelo, entre outras tantas coisas. Porém, o excesso de peso na bolsa pode afetar a coluna.
O médico do trabalho, do Laboratório Frischmann Aisengart, Dr. Clovis Cechinel, alerta que as mulheres que carregam bolsas pesadas demais podem ter problemas como tendinites, hérnia de disco e má postura. “Com o aumento no tamanho das bolsas femininas também vimos aumentar a quantidade de coisas que as mulheres carregam, tudo isso para encarar uma rotina agitada e dar conta de tudo. O problema é que, com o tamanho maior, mais peso é carregado, muitas vezes, em um só lado do corpo, sobrecarregando a coluna, o que também pode causar problemas no ombro e pescoço”, explica.
Optar por bolsas transpassadas permite a distribuição do peso, além de optar por modelos menores que ajudarão a limitar os itens na bolsa, são algumas das dicas do médico.
Para proteger o seu corpo, uma “dieta” para a bolsa é a melhora saída. Confira algumas dicas do especialista para reduzir o peso da bolsa.
1. Esteja atenta para a escolha da bolsa e o material utilizado na fabricação. A confecção dela já pode representar um peso significativo.
2. Bolsas com alças transversais permitem a distribuição do peso no corpo.
3. Opte por itens com mais de uma função. O smartphone, por exemplo, pode ser agenda, bloco de anotação, calculadora é até espelho.
4. Escolha itens de maquiagem adequados para vários estilos e opte pelos pequenos.
5. Troque o lado que você carrega a bolsa regularmente. O revezamento também beneficia a redução dos impactos no corpo.
6. Distribua os objetos maiores na parte principal da bolsa e os menores nos bolsos laterais.