Facilitações ágeis ajudam a destravar problemas no mundo corporativo
Com a chegada de um novo ano, é hora de juntar os times que formam a empresa e fazer um planejamento do próximo ano. Todas as instituições têm problemas e eles precisam ser resolvidos de dentro para fora, com momentos de resolução real para problemas complexos. Por isso, é indicado que ações sejam feitas com as equipes, como a facilitação ágil, uma técnica que colabora para um planejamento estratégico e tomada de decisão corporativa. “A dinâmica conta com um facilitador experiente, de fora da empresa e que tem a visão do desafio de forma periférica. Ele usa técnicas de facilitação com ferramentas práticas para desafiar os times a criarem soluções e novos caminhos para a organização”, explica Beatriz Gardolinski, head de operações do Incompany da Aldeia.
Utilizando técnicas baseadas em processos consolidados como Design Thinking, Pensamento Complexo, Sistêmico, Design Sprint e Design de Serviços, as facilitações ágeis tem uma sequência de atividades, começando pela descoberta do problema-raiz da equipe. “Quando descobrimos o problema-raiz do time, propomos um diálogo aberto, sem apontar culpados e sim prototipando caminhos a serem seguidos”, conta Beatriz. “Durante a atividade é criado um ambiente de hiperfoco, que ajuda a diminuir o escape de atenção, dedicando-se totalmente à questão a ser resolvida, usando ferramentas de discussão que poupam tempo de implementação, pois há custos escondidos caso aquele problema não ganhe uma solução”, acrescenta.
Essa dinâmica tem por objetivo uma transformação corporativa eficaz, colaborando para um ambiente saudável e resoluções eficazes. "As facilitações ajudam os times a criar, desafiar, clarear e evoluir quando percebem algum problema que pode afetar a corporação, Durante a atividade, os participantes são convidados a apresentar a situação atual da empresa, os objetivos que desejam alcançar e como farão para atingi-los" comenta Graziela Araujo, head do comercial do Incompany da Aldeia, que complementa: “Por exemplo, às vezes são necessários novos processos que ajudam na reflexão, criação e organização de processos novos ou já existentes. Também permite que o time pense grande e veja qual o impacto que a empresa pode causar, clareando as necessidades do cliente e os “porquês” do dia a dia.”
A Aldeia oferece um programa de Facilitações Ágeis para empresas, baseado em todas as técnicas já Design Thinking, Pensamento Complexo, Sistêmico, Design Sprint e Design de Serviços. Já aplicaram o processo em organizações como SEBRAE-PR, Proxys Group, Grupo Marista, EBANX, entre outros. Para conhecer mais e agendar um horário para receber uma proposta, os interessados podem acessar incompany.aldeia.cc.