Festa junina anima pacientes do Centro de Amputados do INTO
Ação auxilia no tratamento de reabilitação e amplia socialização
O clima de festa junina tomou conta do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Na última semana, pacientes e funcionários do Centro de Amputados participaram do tradicional arraiá promovido pelo Instituto, que voltou a ser realizado após três anos suspenso em razão da pandemia. A iniciativa busca promover a integração social e ajudar na reabilitação funcional dos pacientes em tratamento.
“É uma atividade que vai muito além da festividade: as danças e as brincadeiras se tornam uma maneira de estimular funcionalmente esses pacientes - eles treinam a função motora enquanto se divertem. Nós ampliamos a reabilitação de maneira lúdica”, explica Sandra Helena Moura, terapeuta ocupacional e umas das responsáveis pelo projeto.
A participação dos pacientes começou já na fase dos preparativos da festa por meio da confecção de bandeirinhas e enfeites juninos, produzidos durante as sessões da Oficina de Trabalho Manuais que, além de fortalecer o vínculo entre eles, auxilia no desenvolvimento da coordenação e estimulação motora.
As apresentações de quadrilha e do casamento na roça animaram a festa, que também contou com diversas brincadeiras, danças e comidas típicas. “É um momento de descontração que não só promove o bem-estar dos pacientes, mas também é um aliado no tratamento deles”, conclui Sandra.