Fim das férias? Como escolher a melhor tag de pedágio para economizar tempo nas viagens de volta para casa

Fim das férias? Como escolher a melhor tag de pedágio para economizar tempo nas viagens de volta para casa

Facilidade de pagamento e possibilidade de recarga automática são alguns dos benefícios do adesivo eletrônico

A frota do Brasil é composta por 111,4 milhões de veículos e, destes, 53,1% são automóveis, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Que há muito carro em circulação, isso não é novidade, e o trânsito cada vez mais caótico nas grandes cidades é prova disso. Porém, com o fim das férias escolares se aproximando, o movimento nas estradas aumenta e, consequentemente, as filas em pedágios. Uma alternativa para quem não quer ficar parado é instalar um "adesivo" eletrônico de pagamento, ou tag de pedágio, como é mais conhecido. Em muitos casos, também é válido para acesso a estacionamentos comerciais como shoppings, por exemplo.

Com a grande diversidade de planos e valores, escolher a melhor tag é um desafio. Uma escolha errada pode levar a gastos desnecessários que, multiplicados ao longo do tempo, fazem a diferença no orçamento. Pensando nisso, o aplicativo Zul+, da Estapar, criado para facilitar a vida de quem dirige, traz algumas dicas para o motorista economizar tempo e dinheiro na hora de pegar a estrada.

Perfil de uso

O primeiro passo é avaliar como será a utilização da tag de pedágio. Motoristas que viajam com menos frequência, por exemplo, devem evitar os planos com mensalidade. Nesses casos, o modelo ideal é o chamado pré-pago, em que se pode fazer a recarga do valor que será usado e na data em que a viagem será realizada. Além de economizar com os pagamentos mensais, o motorista também evita deixar recursos parados por um tempo.

Pelo aplicativo Zul+, o motorista tem a possibilidade de solicitar a tag pelo celular, receber o adesivo em casa e somente pagar os custos do envio. Nesse caso, não há cobrança de mensalidade, apenas o custo do envio e uma taxa a cada recarga.

Recarga automática

Para quem tem a vida agitada e prefere não ser surpreendido com falta de crédito no pedágio, há a possibilidade de optar pela recarga automática. Assim, a tag será abastecida com créditos sempre que o saldo estiver perto do fim. Mas se o motorista prefere ter um maior controle sobre suas despesas, a recarga também pode ser feita manualmente. Aqui vale o motorista avaliar o que faz mais sentido para seu perfil de consumo.

Formas de pagamento

A tecnologia tem facilitado a vida do consumidor no que se refere a pagamentos. Entre os exemplos mais comuns estão as carteiras digitais, presentes em muitos celulares, e o PIX, que, com pouco tempo de vida, já caiu no gosto das pessoas. Pois, ao adquirir uma tag de pedágio do Zul+, o motorista pode escolher entre diversas formas de pagamento: PIX, Apple Pay, Google Pay, cartões de débito e crédito e até boleto.

Pedágios e estacionamentos

Apesar de ser conhecido como tag de pedágio, o adesivo eletrônico de pagamento também é aceito em estacionamentos de shopping centers, aeroportos, prédios comerciais, entre outros estabelecimentos. Mas existem diferenças entre a cobertura oferecida pelas empresas, então sempre vale pesquisar antes de escolher.

A tag do Zul+ é aceita em todos os pedágios do Brasil, além de mais de 400 estacionamentos em todo o país. Para quem vai viajar de avião ou comprar presentes de Natal no shopping, é uma mão na roda fugir das filas dos guichês e máquinas de autoatendimento.

Planejamento de custos

Ao todo, o Brasil possui mais de 400 praças de pedágio, segundo o portal estradas.com.br. E quem gosta de se planejar, saber em quantos desses pedágios precisará passar e quanto vai gastar também encontra no Zul+ um importante aliado. O aplicativo permite calcular o valor de todos os pedágios por onde o motorista irá passar e há opção de escolher entre carregar a tag com o valor exato ou superior ao que vai gastar.
“A tag Zul+ é uma ótima opção para os motoristas, porque, além de evitar filas nas estradas, os créditos não possuem um prazo de validade e ela é compatível com mais de 400 shoppings e estacionamentos privados em todo o Brasil”, afirma André Brunetta, co-fundador do app Zul+ e Diretor de Inovação e Digital da Estapar. 

Sobre o Zul+

O Zul+ é uma plataforma criada para facilitar a vida de quem dirige. Lançado em 2017, o aplicativo faz parte do grupo Estapar desde 2022 e está disponível em todo o território brasileiro. Dentre as principais funções do app, estão a seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA ou licenciamento, estacionamento rotativo, tag de pedágio sem mensalidade (que permite viajar sem pegar filas) e cálculo do valor a ser pago durante a viagem, seguros, pagamento de estacionamento de shopping e abastecimento via Shell Box. Além dessas facilidades, Zul+ apresenta informações do valor de mercado para compra ou venda de veículos, alertas de manutenção, busca por concessionárias e postos de combustível próximos e avisos sobre o rodízio de veículos.

Sobre a Estapar

A maior rede de estacionamentos do Brasil está presente em 77 cidades situadas em 15 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Estapar administra ao todo mais de 400 mil vagas em aproximadamente 700 estacionamentos. Na área de estacionamento rotativo, incluindo a cidade de São Paulo, a Estapar administra 12 operações de Zona Azul Digital no País em quatro Estados (SP e MG), serviço que vem sendo implantado pela empresa desde a década de 90. Aos usuários de Zona Azul em outras cidades ou de serviços da Estapar para mensalistas, reserva de Vagas e pagamento de tíquete, a empresa mantém o aplicativo Vaga Inteligente que também está disponível gratuitamente nas versões Android e iOS.