Fiquei desempregado, e agora?

Fiquei desempregado, e agora?

Cibele Nardi Coach dá dicas sobre o que fazer nesse momento 

No início de 2015, especialistas em mercado de trabalho calcularam a estimativa de que 1,2 milhão de trabalhadores terão perdido seus empregosaté o fim do ano. O nível de desocupação cresce no país e é preciso cada vez mais ter excelência no trabalho para manter-se empregado. Mas qual atitude tomar se a demissão acontecer? Quem explica e dá dicas sobre o assunto é a coach Cibele Nardi. 

  1. Análise

Faça a observação do cenário e análise interna. Não permita olhar esse episódio como o fim da linha, pois isso resulta em uma crise interna, o desânimo bate e a estagnação chega. Pare e pense: o que eu posso fazer para que esse episódio da minha vida seja a mola propulsora da minha carreira? 

  1. Motivação

Converse com quem já superou crises, assista vídeos motivacionais de pessoas que conseguiram se reerguer. De acordo com a coach Cibele Nardi, olhar para indivíduos que superaram algo faz com que nos sintamos motivados, pois conseguimos nos inspirar nesses exemplos. 

  1. Autoconhecimento

É preciso ter autoconhecimento para enxergar as próprias qualidades e não ficar intimidado com o desemprego. Além disso, é necessário se aperfeiçoar cada vez mais e melhorar os pontos fracos. “O segredo é entender as competências que existem em si e pensar em como utilizar essas características para sair da crise”, aconselha Cibele. 

  1. Proatividade

Apesar do momento crítico, oportunidades sempre surgem e, se não existirem, você pode criá-las. No entanto, a proatividade é essencial nesse momento. É necessário tomar iniciativa e romper com o orgulho, pois muitas vezes a pessoa não quer fazer algo diferente do patamar do antigo trabalho e fica limitada com as oportunidades que aparecem. 

  1. Planejamento

Avalie o que é possível fazer para levantar recursos até conseguir um emprego estável. Não é tempo de ficar parado, afinal não estamos em situação econômica para isso. Coloque uma meta para conseguir uma renda entrando de forma constante. 

Sobre a Coach Cibele Nardi:

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), Cibele Nardi atua como coach por meio de sua empresa de treinamento High Places Coaching Brasil. A profissional conta com um currículo extenso de especializações, com certificados de analista comportamental DISC pela Inscape Publishing Inc, coaching executivo no Instiad, e professional coach na Sociedade Latino Americana de Coaching, instituição da qual também é membro. Além do trabalho como coach, Cibele é formada em Teologia e há quatros anos está envolvida no projeto curitibano “Mulher Plena” que auxilia na formação da identidade feminina de mulheres com baixa autoestima. 

Serviço:

High Places Coaching Brasil

Cibele Nardi – Coach

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.