Flexibilidade, ambiente positivo e propósito contribuem com a retenção de talentos

Flexibilidade, ambiente positivo e propósito contribuem com a retenção de talentos

Flexibilidade, ambiente positivo e propósito contribuem com a retenção de talentos

Assunto será debatido no II Encontro do Fórum Empresarial da JValério. É uma oportunidade para gestores, empreendedores e executivos se prepararem para os desafios da liderança

Para lidar com a alta rotatividade da equipe, os líderes devem ter um foco no que é mais importante: satisfação e retenção de talentos. Se os funcionários de alto desempenho se sentirem sobrecarregados e subestimados – e se não forem apoiados o suficiente para encontrar harmonia entre trabalho e vida pessoal – podem ficar desanimados e desconectados de seu trabalho, colegas e empregadores e, fatalmente, desistir.

As pessoas tendem a ser mais produtivas em um ambiente positivo com colegas de trabalho com quem gostam de estar junto. Além disso, uma cultura de escritório amigável fará com que os funcionários se sintam confortáveis o suficiente para abordar a gerência quando houver problemas. É por isso que é tão importante que as empresas que buscam crescer se concentrem em criar um ambiente agradável para os colaboradores.

Clodoaldo Oliveira, diretor geral da JValério Gestão e Desenvolvimento, enfatiza que pandemia despertou novas necessidades que devem ser avaliadas para reter talentos. “Entre elas a implementação do trabalho em home office, que caiu no gosto dos trabalhadores: o que era apenas uma tendência se transformou numa alternativa viável para as empresas. O novo modelo impacta tanto na satisfação dos funcionários quanto na redução de custos com infraestrutura. Hoje, o regime híbrido, parte do tempo na empresa e a outra em casa, se tornou bastante comum”, avalia.

Segundo levantamento da Consultoria Mercer, o “Estudo Global de Tendências de Talentos”, 43% dos brasileiros buscam mais flexibilidade no trabalho, pensando principalmente em modelos de trabalho remoto e híbrido, quando há uma combinação do home office com o trabalho presencial. O Brasil está abaixo da média global: 60% dos entrevistados responderam que desejam ter mais flexibilidade.

Manter acesa a chama do propósito é mais uma forma de reter talentos. Cabe aos responsáveis por postos de comando motivar equipes a se engajar em causas comuns e ampliar a valorização da marca da organização. Ao assumir posições-chave nas companhias ou comandar projetos estratégicos, líderes têm um dos principais desafios na carreira: atrair pessoas em torno de uma causa comum, chamada de propósito de um negócio.

Pesquisa feita pela Harvard Business Review Analytic Services e do EY Beacon Institute só reforça essa percepção. No levantamento realizado em 2015 com 500 executivos, 80% dos entrevistados responderam que uma organização com propósitos claros e que são de conhecimento dos stakeholder vai alcançar mais sucesso “na satisfação dos colaboradores e fidelização dos clientes”.

Quando os funcionários constatam que suas chefias trabalham com um propósito moral, de acordo com outro estudo promovido pela britânica a CIPD – Chartered Institute of Personnel and Development, as chances de talentos deixarem a empresa são menores. Isso demonstra que as equipes fazem questão de mergulhar ainda mais nos projetos que lhes são encaminhados.

Retenção de talento em pauta

De olho nas tendências de mercado, a retenção de talentos é o tema do II Encontro do Fórum Empresarial da JValério, que será no dia 26 de junho. Na ocasião, os professores da Fundação Dom Cabral, Paulo Almeida e Alexandre Peres, abordarão essa temática. O objetivo dos encontros é proporcionar o desenvolvimento pessoal de cada integrante em relação à realidade da empresa. “É uma oportunidade para gestores, empreendedores e executivos se prepararem para os desafios atuais da liderança e da gestão de negócios, bem como se munir de novos artifícios que permitam o crescimento e a perpetuidade das organizações”, relata Oliveira.

O Fórum Empresarial possui módulos temáticos, presenciais, com duração de 5 horas. A solução promove o contato de professores renomados e troca de experiências entre os participantes, que contribuem com a construção de insights no playbook pessoal. Dessa forma, o crescimento e o aprimoramento das habilidades ocorrem de forma prática e compartilhada.

Para saber mais sobre o Fórum Empresarial, acesse: O desafio de reter e atrair talentos de uma força de trabalho em transformação - JValério (jvalerio.com.br).