Fundação Sicredi lança livro "Retratos de um Brasil que coopera"
Publicação reúne imagens que ilustram como o ato de cooperar contribui para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade
A Fundação Sicredi, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, lança este mês mais um projeto cultural, o livro "Retratos de um Brasil que coopera". Com fotos de Eduardo Tavares e edição de Renato Mendonça, a publicação, coordenada pela Liga Produção Cultural, reúne cerca de 200 imagens, que mostram como o ato de cooperar contribui para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade.
"Retratos" é resultado de uma expedição que percorreu dez estados para mostrar um pouco do cotidiano e das conquistas de dezenas de brasileiros. Foram percorridos 18 mil km e mais de 35 cidades foram visitadas.
Bilíngue (português/inglês), a publicação tem 152 páginas de imagens e textos que documentam uma realidade pouco conhecida do país, a de gente que vê a cooperação como a melhor forma de viver em sociedade. Os capítulos foram pensados a partir do slogan ‘gente que coopera cresce’ e retratam pessoas, culturas e atividades econômicas, mostrando a cooperação e o desenvolvimento local. As imagens mostram a pluralidade do Brasil, onde as diferenças de sotaques, jeitos e personalidades se completam.
Além do livro, um hotsite (retratosbrasilquecoopera.com.br) foi desenvolvido para promover o lançamento. A página traz informações sobre o projeto, fotos e o livro em formato digital. Ainda no hotsite, o internauta pode usar o álbum disponível para inserir fotos pessoais que remetem ao ato de cooperar.
O livro "Retratos de um Brasil que Coopera" também está disponível para empréstimo na biblioteca do Centro de Informação e Memória do Sicredi. Para pesquisar o acervo, os associados devem acessar o site memoria.sicredi.com.br. Depois, é só solicitar um cadastro junto a sua unidade de atendimento (UA) e retirar o material na própria unidade.