Locação residencial: agora é hora de iniciar as pesquisas

Locação residencial: agora é hora de iniciar as pesquisas 

Especialistas da Rede Imóveis falam como se destacar e achar os melhores negócios

O maior movimento de locação residencial ocorre entre os meses de dezembro a março, justamente no período de férias e, coincidentemente, com o de chegada dos universitários, vindos de diversas partes do Estado e do país, além de funcionários de empresas que vêm transferidos para a cidade.   

 “Temos regiões que apresentam uma grande demanda, principalmente próximo das universidades, e também para determinados tipos de imóveis”, conta a presidente da Rede Imóveis Andrea Baggio. A Rede Imóveis é uma associação que reúne as 13 imobiliárias mais tradicionais de Curitiba, que concentram aproximadamente 33% do mercado.

Segundo Andrea, os imóveis de até dois quartos mobiliados ou semimobiliados são os mais procurados pelos estudantes. “Quem demora para escolher acaba não encontrando ou ficando com aqueles imóveis menos atrativos”, explica.

Vantagem para o locador

O proprietário de imóvel dessas regiões também pode obter um valor melhor na locação, com um pouco de investimento, pois em determinados tipos de imóveis têm, em média, um valor 20% mais alto na comparação com os demais. “Essa diferença pode ser ainda maior dependendo do padrão do imóvel”, afirma Andrea.

Ainda segundo a especialista, quanto melhor for a apresentação do imóvel, mais atrativo ele se torna. “Os imóveis mais antigos concorrem diretamente com aqueles recém entregues, então é interessante pintar o imóvel de cor clara, investir em móveis embutidos na cozinha e nos banheiros,  trocar o piso naqueles que ainda têm carpe, trocar espelhos de tomadas e interruptores, entre outras melhorias que chamam a atenção”, explica.