Mais e mais empresas devem ser atraídas ao mercado digital em 2023
Segundo a especialista em mídias sociais, Rejane Toigo, isso ocorrerá em razão de alguns benefícios que o marketing digital oferece, como: estratégia segmentada; otimização de campanhas e baixo investimento
O comércio digital foi impulsionado pelo isolamento social decorrente da pandemia. Porque as pessoas tiveram que ficar em casa para evitar a disseminação do vírus, muitas compras, que até então eram feitas em loja físicas, passaram a ser efetuadas exclusivamente pela internet. O boom deste mercado atraiu cada vez mais empresas de diferentes segmentos e tamanhos, que, objetivando angariar e fidelizar seu público-alvo, investiram e têm investido maciçamente em estratégias de comunicação e vendas direcionadas ao ambiente online.
De acordo com a produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, como consequência dessa expansão, também cresceu, no último ano, o mercado publicitário de uma maneira geral e o mercado de marketing digital, em específico. “Para se ter uma ideia, conforme relatório Cenp-Meios, realizado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, publicado anualmente, os investimentos em mídia cresceram 38,8% em 2021, totalizando R$ 19,7 bilhões”, diz.
As expectativas em relação ao mercado de marketing digital são mais alvissareiras ainda para 2023. Segundo a especialista em mídias sociais, mais e mais empresas devem investir no mercado digital no próximo ano em razão de alguns benefícios que o marketing digital oferece, como:
- Negócios em expansão: os negócios digitais podem alcançar qualquer pessoa, em qualquer lugar a qualquer hora. Assim, as empresas conseguem escalar suas vendas, seja qual forem os seus produtos;
- Estratégia segmentada: ferramentas e relatórios mostram exatamente para quem, como e onde mostrar seu produto, atingindo o público ideal com precisão e, consequentemente, aumentando vendas;
- Otimização de campanhas: é possível otimizar campanhas específicas, direcionar verbas, analisando resultados e conhecendo mais seu público;
- Baixo investimento: o marketing digital ainda é o que oferece o melhor custo-benefício para pequenas e médias empresas quando se fala em campanha de lançamento de produtos.
Como não poderia deixar de ser, o aquecimento do mercado de marketing digital será benéfico também aos profissionais da área. Conforme Rejane, por estar em constante evolução, o mundo digital sempre necessita criar e testar novas ferramentas para todos os fins. “Isso faz com que as empresas inovem a todo instante nesta seara para não serem ultrapassadas pela concorrência, aumentando, dessa forma, a procura por profissionais especializados e atentos, que sejam capazes de trazer a melhor solução para atrair e reter seus clientes”, explica.
A produtora digital elenca algumas profissões que tendem a crescer, em 2023, na esteira do aumento da procura por empresas da área de marketing digital. Tais como:
- Redator e revisor de texto: responsável por criar e escrever conteúdo para sites, blogs, posts, e-mail marketing;
- Copywriter: responsável por escrever conteúdos de lançamento, com entendimento da ferramenta SEO para engajar e converter leitores em clientes;
- Programador: responsável pela criação de sites e e-commerces, adaptados para as necessidades dos clientes;
- Designer: especialista na criação da identidade visual, logo, paleta de cores, layout de sites e posts nas redes sociais;
- E-mail marketer: redator persuasivo para campanhas de e-mail marketing, inbound marketing, responsável por entender e decodificar as métricas resultantes;
- Analista SEO: especialista em analisar, observar e investir em estratégias para aumentar os acessos no perfil, desenvolvimento e pesquisa de palavras-chave, visando otimizar as campanhas, sites e perfis;
- Analista de Tráfego: especialista em criar campanhas otimizadas, com estratégias de alta conversão;
- Social media: responsável pela construção da estratégia de marketing (online e offline) do produto, marca ou serviço; determina, através de pesquisas, em quais redes, qual conteúdo e linguagem serão usados para atingir os resultados esperados pelo cliente.
Por fim, a fundadora da Like Marketing ressalta outras profissões que ainda estão em processo de desenvolvimento e consolidação, mas que certamente se tornarão boas opções no mercado nos próximos anos, tais como: consultor em gameficação e arquitetos digitais, que, grosso modo, prestam assessoria para empresas que estão construindo seu mundo digital dentro do metaverso.