Manfred Dasenbrock recebe título de Cidadão Honorário de Missal, Paraná
Presidente da Sicredi Participações S.A. e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock recebeu o título de Cidadão Honorário de Missal (PR), um reconhecimento pelo trabalho no desenvolvimento da comunidade por meio do cooperativismo. Mesmo não sendo natural da cidade, o executivo possui raízes fortes com o município no qual passou a morar a partir dos sete anos de idade. As homenagens foram realizadas em uma sessão solene na última sexta-feira, 24 de julho, e em uma missa celebrada na Igreja Matriz no domingo.
Manfred acredita que o cooperativismo está no DNA da população de Missal, da qual provieram vários lideres cooperativistas: "De lá trouxemos a cultura da transparência, a base da confiança cooperativa", comenta. Para ele, o cooperativismo esteve desde muito cedo inserido no contexto de sua família. "Entre os nove filhos, as roupas e calçados passavam dos mais velhos para os mais novos, ou mesmo para primos e vizinhos, e assim aprendemos a compartilhar”, ressalta.
Dasenbrock iniciou sua carreira em 1978, na então Cotrefal, hoje Cooperativa Lar, como técnico agrícola. Para se desenvolver na profissão, postulou como lema pessoal a necessidade de ser: eficiente, entusiasmado e estimulante. Em 1985, já era gerente de desenvolvimento da cooperativa, mas sem demonstrar sinais de que iria parar por aí. Hoje, além de presidir a Sicredi Participações e a Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock é o mais novo tesoureiro da Woccu, Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, entidade que congrega 57 mil cooperativas de crédito de 105 países. Além disso, é presidente do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (Fgcoop).