Mantenha a formalidade sem passar calor
Consultora de moda lista estratégias para preservar o conforto no ambiente de trabalho durante o verão
O verão brasileiro é um desafio para quem precisa manter um visual formal no ambiente de trabalho. Homens e mulheres têm que buscar ferramentas para respeitar o dress code profissional e manter o conforto frente às altas temperaturas. A consultora de moda e estilo Camile Stefano apontou algumas dicas para preservar a formalidade exigida e conseguir amenizar os efeitos da estação.
A primeira estratégia está na escolha dos tecidos. Invista em materiais que permitam que a pele respire. “Fibras naturais como o algodão, o linho e a seda são as ideais, mas há também a viscose, uma opção sintética, produzida a partir da celulose, e de valor mais acessível”, indica a especialista. Essa dica vale principalmente para os homens, pois a moda masculina é mais rigorosa quando se trata de variedades de cortes de roupas formais.
É possível encontrar diversos tipos de peças e em diferentes cores nesses tecidos, principalmente em camisas de manga longa e curta, batas e vestidos. Camile levanta uma questão para o linho, que, dependendo do corte, não é recomendado para o ambiente de trabalho. “Apesar de trazer bastante conforto térmico, o linho transmite uma imagem bem mais casual. Atente-se às combinações e ao ambiente”, observa.
Uma boa alternativa para o guarda-roupa profissional feminino é a bermuda de alfaiataria. Mais confortáveis do que as saias lápis, as bermudas estão na moda e trazem originalidade ao look. Camile indica acrescentar complementos elegantes ao estilo, que contrastam com o corte “despojado” da peça. “Escolha um modelo na altura do joelho e combine-o com um salto alto, uma blusa de crepe e acessórios mais sofisticados”, sugere.
Para os pés, as sandálias podem ser a alternativa ideal para escapar dos sapatos de couro fechados. Apesar da infinidade de opções no mercado, Camile sugere escolher bem aquelas que serão usadas no trabalho. Ela indica selecionar as que não deixem o pé muito exposto e com salto médio. “Dependendo da sandália, ela pode acabar deixando o look sexy demais para um ambiente profissional. Tome cuidado com os exageros”, recomenda. Para os homens, se for possível, a consultora indica trocar o sapato tradicional pelo mocassin. Além de mais frescos, eles são bastante estilosos.
Sobre a Camile Stefano
Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa. Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores.