Marca curitibana Zutti completa 20 anos apostando no modelo fast fashion

Marca curitibana Zutti completa 20 anos apostando no modelo fast fashion 

Com 13 lojas próprias em Curitiba, marca de calçados femininos consolida presença com variedade, conveniência e preços justos 

Poucas marcas de Curitiba têm uma presença tão pronunciada quanto a Zutti. Com 13 lojas próprias espalhadas pela capital paranaense, a marca feminina de calçados completa em 2017 vinte anos de fundação, superando os solavancos da economia e participando do avanço da moda brasileira. A Zutti apostou na diversidade de modelos, atualização rápida, qualidade, preço justo e conveniência, ou seja, a mulher que deseja comprar um calçado da marca tem a possibilidade de encontrá-lo numa loja próxima aonde quer que ela esteja.

A história

Era o início do surgimento dos shoppings em Curitiba e o então representante comercial Cláudio Emilio Langner percebeu uma carência de lojas de sapatos com bom custo benefício nesses centros comerciais. A primeira loja da Zutti foi inaugurada no Shopping Curitiba, em setembro de 1997. Claudio e sua esposa Eliza Kondo Langner passaram a viajar com frequência para as principais capitais da moda – Londres, Paris e Milão – para fazer pesquisas de modelos e materiais. “Com as ideias em mãos, entregávamos para os fabricantes espalhados pelo Brasil para produzirem, com exclusividade os modelos para a Zutti”, conta.

Segundo o empresário, nos primeiros anos a Zutti cresceu mais na “transpiração do que na inspiração”.  Foram tempos de intenso aprendizado, erros e acertos. “Depois de algum tempo começamos a nos preocupar com a profissionalização da empresa e de nossos colaboradores e passamos a oferecer consultoria externas, cursos e treinamentos”, conta.

A empresa de calçados se formou num cenário econômico instável, ora de crescimento econômico, ora de retração. Por isso, os maiores desafios, conta o empresário, foram externos e não internos. “Mudanças governamentais, diversos planos econômicos, crises e mais crises. Mas todos esses acontecimentos serviram para tornar a empresa mais forte e mais preparada para tantas adversidades”, afirma ele.

Boas perspectivas

Para 2017, três novas lojas Zutti devem ser inauguradas e outras já estão em negociação. A expansão é baseada em pesquisas de mercado e em estudo de regiões onde há carência do produto e grande fluxo de pessoas. No caso da marca, o segredo do sucesso está em aliar preço justo à qualidade em um curto espaço de tempo.

Com a experiência adquirida na prática, Claudio assume com a Zutti o claro posicionamento de fast fashion de calçados, um modelo que atende a atual demanda de mercado. “Hoje recebemos novidades praticamente diariamente em nossas lojas. Moda atualizada com preço justo. Esse mercado é extremamente dinâmico. Precisamos, mais do que nunca, nos atualizarmos constantemente.”

Esse posicionamento, acredita o empresário, é um impulsionador do crescimento da marca num momento em que a economia brasileira ensaia uma retomada. “Visualizamos que o pior já passou. Analisando índices, percebemos que teremos uma retomada gradual da economia, que começará, por sinal, nesse fim de ano quando provavelmente teremos boas vendas”, prevê.

A Zutti possuiu uma equipe interna que realiza treinamento de vendas e de tendências de moda quinzenalmente, e um outro grupo que vem de São Paulo mensalmente para dar treinamento gerencial e fazer o acompanhamento das vendas.

A preocupação com o treinamento no serviço reflete uma necessidade premente no mercado atual, de oferecer um bom produto aliado a um atendimento impecável. “No mercado hoje, não basta você ter o melhor produto, com o melhor preço, se você não tratar o cliente da melhor forma possível”, observa Claudio.