Marcas exclusivas aceleram vendas durante o período da pandemia

 

 

 

Marcas exclusivas aceleram vendas durante o período da pandemia

Nas lojas do Extra, há lançamentos das marcas Qualitá e Taeq em categorias como produtos orgânicos, saudáveis e que aliam qualidade e praticidade

Nos últimos cinco meses, em razão do período de isolamento social, houve mudanças no cenário mundial que também se refletiram no comportamento de consumo dos brasileiros. Uma tendência que ganhou força no varejo alimentar durante esse período foi o do aumento na busca por produtos de marcas próprias. Nesse contexto, o GPA, grupo varejista pioneiro no desenvolvimento desses itens e controlador do Extra, identificou um crescimento significativo em algumas categorias. Segundo dados da Nielsen, as marcas da empresa (como Qualitá e Taeq) cresceram 40% no período, um desempenho bem acima do registrado pelo mercado em geral, o que resultou, inclusive, em um aumento de market share. A demanda por marca própria nas lojas do Extra e também pelo e-commerce da rede (www.clubeextra.com.br) reforça o movimento do consumidor que busca aliar a qualidade encontrada nos produtos Qualitá e Taeq a um preço até 30% mais baixo se comparado ao das marcas líderes de cada categoria.

O levantamento do grupo mostra que, por conta das recomendações para as pessoas ficarem em casa, os itens que remetem às refeições no lar foram os que mais cresceram, com um avanço de 47% entre os meses de março e junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Como as pessoas têm cozinhado mais, elaborando as próprias refeições, os destaques ficam por conta de produtos que fazem parte da rotina, como óleos (+ 129%), leite condensado (+ 128%), grãos e farináceos (+ 119%), azeites (+ 112%), creme de leite (+ 105%) e queijos (+ 102%).

Dentre os lançamentos deste período, estão as opções orgânicas de molhos especiais e antepastos, e as barrinhas e pastas de amendoim, ambas da Taeq, linha de produtos para o segmento de alimentação saudável; e o Drip Coffee Qualitá, marca que tem como premissa levar os melhores produtos combinados com economia para seus clientes, contando com um portfólio variado de mais de dois mil itens para atender as mais diversas necessidades dos consumidores.

O molho pesto orgânico possui receita exclusiva Taeq (R$ 20,99, pote com 170g), que substitui o óleo por abobrinha e reduz em 60% a quantidade de gordura frente a produtos semelhantes de outras marcas, resultando em um molho deliciosamente cremoso. É ideal para acompanhar massas, sanduíches e brusquetas e, também, para acrescentar um gostinho único em molhos vermelhos. Já na linha de antepastos, as opções são o de berinjela (R$ 16,99, pote com 170g), de sabor apurado e agridoce, recomendado para acompanhar torradas, pães frescos, queijos curados e para rechear salgados; e o de cebola roxa ao vinho tinto (R$ 16,99, pote com 170g), de sabor adocicado a partir de uma combinação do louro com o vinho cabernet sauvignon, ideal para acompanhar hambúrgueres, grelhados, tofu e cogumelos salteados.

Outras opções saudáveis são as barrinhas de amendoim, que são opções de lanches rápidos, e também as pastas de amendoim, que servem como complemento para as refeições de quem realiza treinos físicos com frequência. São três opções de barrinhas: amendoim original (25g – R$ 2,99), amendoim com café e canela (25g – R$ 2,99) e amendoim com banana e cacau (25g – R$ 2,99). Os produtos são práticos e saborosos, não têm adição de açúcares ou glúten, possuem baixo teor de sódio e são fontes de fibras. Ainda, contêm castanhas e nibs de cacau que são ricos em antioxidantes.

Já as pastas de amendoim são encontradas em três tipos: integral (500g – R$ 15,49), amendoim crunchy (500g – R$ 15,49) e amendoim com cacau (500g – R$ 19,99). Os produtos são ricos em gorduras insaturadas, que aumentam o colesterol bom, são fontes de energia rápida e não têm adição de açúcares.

A novidade da Qualitá é o Drip Coffee Qualitá. Apelidado de “café de bolso”, a proposta desse inovador formato é tornar o café coado, tão apreciado na cultura dos brasileiros, ainda mais prático. Vendido em embalagens de 100g (R$18,95), separado em 10 sachês de porções individuais, cada unidade do Drip Coffee Qualitá já vem com seu próprio filtro e se encaixa com facilidade nas bordas de copos ou xícaras por possuir hastes flexíveis, posicionando o café de torração e moagem média bem ao centro, necessitando apenas de água ou leite quente para completar o processo. Assim, de forma simples, se obtém um café filtrado fresquinho, com todo o aroma intenso e encorpado característico do grão 100% arábica.

Quando se olha especificamente para as marcas Taeq e Qualitá é possível observar mais algumas tendências de consumo dos clientes no atual cenário. Uma delas é a busca por produtos mais saudáveis e, nessa categoria, os orgânicos ganham ainda mais importância na mesa do consumidor. Na linha orgânica da marca de alimentação saudável Taeq, os destaques de crescimento de vendas ficam com molhos (+ 60%) e frutas (+ 58%), além das folhagens e ovos (+ 24%). Já em Qualitá, que tem um extenso portfólio vai de alimentação a limpeza e pet, os produtos que mais cresceram foram os básicos, como óleos (+ 121%), grãos e farináceos (+ 119%), queijos (+ 102%) e lácteos e achocolatados (+ 88%), indicando que os itens de marcas exclusivas estão ainda mais presentes na cesta de compras de abastecimento das famílias.