Mechas 3D: Conheça a técnica que cria efeito de volume nos cabelos
Os cabelos naturais, no "estilo Gisele Bündchen", estão sendo cada vez mais valorizados pelas mulheres. A técnica de mechas 3D é uma opção para aquelas que buscam um efeito iluminado natural nos fios.
Por que 3D?
As mechas ganham esse nome por conta do efeito tridimensional que é conquistado com o uso de três diferentes tons de tinta nos fios.
A técnica
Para a hairstylist do Lady&Lord Shopping Curitiba e professora de colorimetria do Centro de Formação de Profissionais da Beleza, Beth Luth, a técnica cria o efeito 3D pelos diversos tons que utiliza. "Como é feita com várias cores, quando a luz incide sobre o cabelo, cria sombras", explica a especialista. As partes claras do cabelo aproximam, ficando em evidência, já as mais escuras, formam a sombra, criando o efeito de profundidade.
As mechas 3D são ideais para quem tem pouco cabelo, já que, devido ao contraste de cor, gera a sensação de volume e movimento.
O corte
O corte está totalmente relacionado com o resultado ideal das mechas 3D. De acordo com Beth, cabelos "chapados" são estáticos e, por isso, não é possível chegar ao efeito da técnica. "Os fios precisam receber um corte em camadas com texturização, para criar o movimento que as mechas pedem", garante.
Morenas também podem
A técnica também pode ser utilizada pelas morenas, desde que o profissional use tons contrastantes e adequados para o tom de pele. "Nas mulheres com fios escuros, o violeta, seja mais claro ou escuro, é uma opção para criar o efeito 3D", explica Beth.
Cuidados
Assim como todo cabelo que recebe coloração, os fios com as mechas 3D também precisam de cuidados. Com o tempo, é natural que a cor perca a vivacidade. Além disso, conforme o crescimento do cabelo, o efeito vai se perdendo. "Pelo menos uma vez por mês, o ideal é dar uma repaginada na cor", recomenda a profissional. Manter o cabelo sempre hidratado e protegido termicamente garante a saúde dos fios.