Movimento Colabora lança livro sobre cooperação na educação em parceria com Instituto Positivo

Movimento Colabora lança livro sobre cooperação na educação em parceria com Instituto Positivo

O livro “Cooperação Intermunicipal – experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil”, escrito pelo pesquisador Luiz Fernando Abrucio e lançado pelo Movimento Colabora, trata de uma das principais condições para a melhoria da educação pública, hoje, no Brasil: a cooperação. A troca de experiências e a realização de parcerias permitem que sejam colocadas em prática políticas públicas com metas comuns, redução de custo e aumento da eficiência, tornando assim todo o processo mais sustentável.

O livro foi realizado pelo Movimento Colabora, com coordenação do Instituto Positivo. O objetivo da obra é ajudar a fomentar e fortalecer ações colaborativas entre municípios, em especial os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Com ele, o Movimento Colabora espera dar continuidade aos estudos e às análises sobre o tema, além de contribuir para o aprofundamento do debate nacional sobre esse importante modelo de colaboração intermunicipal. “O livro faz um resgate histórico da Política Educacional Brasileira, aprofunda o tema Colaboração na Educação e analisa a trajetória e as conquistas de sete diferentes ADEs, sistematizando sua implementação como um guia para outras parcerias”, explica o Especialista em Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), João Marcelo Borges.

O Movimento Colabora Educação conta com os seguintes membros: BID, Instituto Positivo, Instituto Natura, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Movimento Todos pela Educação, Fundação Lemann e Instituto Ayrton Senna. Criado em 2016, seu objetivo é incentivar ações cooperativas entre entes federados no âmbito das políticas públicas de educação.

A obra traz as experiências dos seguintes ADEs brasileiros:

1)  O Instituto Chapada (localizado na Bahia);

2)  O ADE Estrada de Ferro de Carajás (localizado no Maranhão);

3)  O ADE Noroeste Paulista (localizado na região de Votuporanga, em São Paulo);

4)  O Arranjo Saber (localizado na região de São Jose do Rio Preto, em São Paulo);

5)  O ADE/Granfpolis (localizado na região da grande Florianópolis, em Santa Catarina);

6)  O ADE CoGemfri (localizado na região da foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina);

7)  O ADE Norte Gaúcho (localizado na região de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul).

A versão digital do livro está disponível para download gratuitamente no site do Instituto Positivo (http://www.institutopositivo.org.br/).